Social
JUVENTUDE CAMPONESA
I Encontro da Juventude Camponesa é realizado em Picos
O encontro é organizado pelo MPA, onde alguns movimentos sociais e jovens de 12 municípios estão participando.
Jesika Mayara - 06/09/2013

Na manhã desta sexta-feira (06) jovens de aproximadamente 12 municípios da região de Picos, Valença e Paulistana participaram do I Encontro Estadual da Juventude Camponesa que está sendo organizado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores-MPA.

O encontro acontece no Centro de Treinamento Diocesano-CTD desde a ultima quinta-feira(05) e se estende até o domingo (08) e reúne cerca de 130 jovens que estão divididos em diferentes oficinas onde debatem  assuntos como: propaganda, negritude, comunicação e expressão, teatro e grafite.

Segundo o coordenador nacional do MPA e organizador do evento, Afonso Galvão, os jovens são vindos das mais diferentes localidades como assentamentos e comunidades quilombolas, por exemplo.

“A juventude hoje é grupo que está muito vulnerável e precisa passar por um processo de formação e conscientização. Para alguns os jovens são o futuro da nação, mas no MPA, costumamos dizer que a juventude é o presente e por esse motivo  precisa ser capacitada e conseguirem ser sujeitos e cidadão da sua história .” Afirma o coordenador.

José Alcides, 33, é agricultor do município de Geminiano e participa do evento, ele vê o encontro como um momento de aprendizagem e afirma que já participou de diversos encontros que discutiam temáticas parecidas.

“Além do conhecimento que ganhei a participação nesses eventos me mostraram que eu posso progredir no meu município sem precisar sair para outras cidades e que é possível criar meus filhos e netos no mesmo local em que eu fui criado.” Afirma José Alcides.

A jovem Liria Maria é natural do Paquetá que é uma comunidade quilombola localizada no  município de São João da Varjota , também participou do evento. A jovem afirma que o encontro tenta mostrar aos jovens suas capacidades. “Agente passa a se  valorizar e deixar de ser racista com nos mesmos e com o próximo. Aprendemos a procurar nossos direitos e conhecer nossos deveres.”

Ainda segundo a jovem apenas uma pequena parte dos jovens da sua localidade estão participando do encontro, mas que o conhecimento atribuído será repassado aos que ficaram e colocado em pratica.

O movimento participará do grito dos excluídos durante o desfile cívico de 07 de setembro.

 

 

 

Facebook
Publicidade