Social
COMEÇOU
Começa o 1° SaLiPicos
O evento contou com solenidade de abertura, palestra, apresentação teatral, shows, e seguirá até domingo.
ASCOM - 13/09/2013

Troca de conhecimentos, criatividade, um mundo de encanto. É assim que a cidade de Picos está com a realização do 1° Salão do Livro- SaLiPicos. O evento literário, realizado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta quinta-feira com solenidade de abertura, palestra, apresentação teatral, shows, e seguirá até domingo.   

A abertura oficial contou com a presença do prefeito Kléber Eulálio; do vice-prefeito e secretário de educação, Padre Walmir Lima; do presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, de vereadores, secretários municipais e de centenas de pessoas. Além da família do homenageado: Fontes Ibiapina.

Com o tema “Fontes Ibiapina, de fio a Pavio”, o escritor Eneas Barros abriu o circulo de 15 palestras que acontecerão durante os quatro dias do SaLiPicos. O palestrante fez um resgate histórico da vida do homenageado, exibindo fotografias e contando fatos que marcaram a vida do grande escritor picoense, “Nonon- O menino da Lagoa Grande”.

CONFIRA AS IMAGENS!

Segundo o secretário municipal de educação, Padre Walmir Lima, o 1° Salão do Livro de Picos faz parte de um grande processo de educação pensado por ele e pelo prefeito Kléber Eulálio. “Sabemos que a educação é responsável pelas mudanças de mentalidade, o conhecimento causa efeitos na sociedade e nós queremos contribuir com essa mudança. O salão é um passo para instigarmos nos estudantes o prazer pela leitura, ao mesmo tempo em que buscamos trazer pessoas que não têm acesso ao livro ou que deixaram de apreciar essa prática. Nossa proposta é envolver todos os picoenses no campo da educação, despertar no alunado o protagonismo da sua formação.”  

Padre Walmir Lima enfatizou que o SaLiPicos foi pensado com o objetivo de suprir a carência de eventos de natureza literária. “Quando iniciamos o projeto pensamos naqueles que pensam ‘além do infinito’, nos que buscam mudanças diárias. O evento é feito para você.”

“Em conversa com o padre Walmir ele me apresentou a ideia de realizar esse evento, de imediato recebeu nosso incentivo. Como prefeito e secretário temos nossas responsabilidades com a administração municipal, dentre elas a de resgatar nossa história, nossa cultura. Nos próximos dias autores picoenses e da região vão lançar seus livros, teremos oportunidade de participar de palestras, de falarmos de música, literatura, arte. Esperamos que esse seja o primeiro de tantos outros, no próximo ano queremos realizar a segunda edição”, destacou o prefeito Kléber Eulálio.

A animação musical da primeira noite do SaLiPicos ficou por conta da cantora Emmanuelly Brandão e do cantor Vavá Ribeiro. A festa literária acontece no Estádio Municipal Helvídio Nunes. 

Facebook
Publicidade