Perfil
ENTREVISTA
Confira entrevista com Mundica Fontes
A artista é considerada um dos maiores ícones da cultura picoense principalmente quando se trata de pintura artística e ilustrações de livros.
Jesika Mayara / Hosana Tenório - 17/09/2013

Professora, poetisa e artista plástica Mundica Fontes nasceu em 25 de novembro de 1947 em Lagoa Grande, Piauí. Formada em Biologia e em Artes Plásticas, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior. Sócia fundadora da Academia de letras da Região de Picos ALERP. Tem poemas publicados no de “Jornal de Picos”, na” Gazeta Popular” e no “ Jornal da manhã” . Ilustrou vários livros inclusive de Fontes Ibiapina.

Mundica é considerada um dos maiores ícones da cultura picoense principalmente quando se trata de pintura artística e ilustrações de livros, seguindo o modelo surrealista, a pintura transforma uma única figura em várias.

Jornal O Povo: Você começou a pintar com quantos anos?

Mundica Fontes: Com oito anos na escola, mas na verdade não me considero uma pintora, acredito que sou apenas uma desenhista, lembro-me que quando comecei a desenhar na escola sempre tirava notas baixas, pois as professoras não gostavam dos meios desenhos, por utilizava apenas uma única cor, naquele tempo como era criança eu não sabia que estava utilizando nuances e dégradé nas cores, mas eu nunca fugia do meu estilo gostava de pintar daquela forma.

JP: Quantos quadros você pintou até hoje?

Mundica Fontes: Não tenho ideia, porque eu fazia muitos trabalhos em pico de pena, sempre achei lindo desenhos em pico de pena, mas acabava esquecendo que tinha pintado porque geralmente pintava no trabalho, e muitas colegas minhas acabaram guardando esses desenhos e transformando em quadro.

JP: Quais foram os últimos quadros que a senhora pintou?

Munidica Fontes: Os últimos foram agora, neste ano, pintei seis quadros, mas pretendo pinta outros para poder realizar uma exposição, essas pinturas retratam principalmente a natureza e a mulher, acredito que da mesma forma que na maioria das vezes a natureza é desprezada, muitas mulheres também são, por isso gosto de aborda esse tema nas minhas pinturas.

JP: A senhora tem ideia de quantas exposições já participou?

Mundica Fontes: Na realidade eu nunca fiz uma exposição, foram sempre os meus amigos que realizaram por mim, principalmente em diversos lugares de Picos.

JP: Como você descobriu que era uma pintora surrealista?

Mundica Fontes: Quando eu fazia o antigo ginásio tínhamos uma grade escolar que era sobre desenho foi quando uma professora minha chamada Maria Olita, nos ensinou fazer as cores do arco-íris que são em dégradé, foi quando entendi por que pintava daquela forma e comecei a toma conhecimento do que era textura, gosto muito de trabalhar com texturas e cravão, pois acho lindo o efeito do cravão no papel canção e foi dessa forma que descobri que o meu estilo era surrealista.

JP: A senhora escreveu um livro em 2008, intitulado “Álbum Poético”, gostaria que você contasse um pouco sobre esse livro.

Mundica Fontes: Esse livro não é propriamente uma obra literária, nele contém poesias e ilustrações que falam principalmente da natureza. Esse livro é uma homenagem há todos os meus amigos e parceiros de grupos de jovens, ecológicos, literários e culturais e no livro eu faço citações sobre deles, como forma de homenageá-los.

JP: Pretende lança outro livro?

Mundica Fontes: Eu gosto muito de escreve, não gosto muito de falar apesar de ser comunicativa sou tímida, tenho muitas coisas escritas, crônicas e também muitos contos repassados pelo meu pai e que eu os transcrevi, e pretendo lança esses contos em forma de livro em memoria do meu pai, também tenho outra ideia que comecei a rabiscar e que pretendo escreve de fato um livro, que fala sobre as 10 mulheres na vida de Fontes Ibiapina, porque ele era um homem que sabia valorizar muito a mulher, só ainda não sei quando irei realizar esse projeto.

JP: A senhora ilustrou alguns livros de Fontes Ibiapina, como foi contribuir com esse trabalho?

Mundica Fontes: Para mim foi uma emoção muito forte quando um dia eu recebi um telefonema dele, dizendo que eu fosse à rodoviária porque tinha um pacote para mim, quando eu abri o pacote era um livro que ele tinha acabado de lançar o nome do livro era “Nas terras do arabutan” quando eu abri o livro eu fiquei impressionada porque tinha minhas ilustrações no livro e eu não sabia, ele pegou uns desenhos que eu tinha feito em papel chamex quando tinha ido passa as férias em sua casa, e acabei esquecendo lá.

JP: Além de pintora, você trabalha na área da educação há muitos anos já foi professora e hoje é supervisora em uma escola, gostaria que você contasse um pouco sobre esse seu outro lado profissional?

Mundica Fontes: Eu fui da primeira turma da escola Normal, logo após ter me formado surgiu um concurso e eu passei, trabalhei em diversas escolas publicas de Picos sendo a ultima o Premem por 10 anos foi quando me aposentei devido ter começado a trabalhar muito cedo, depois da aposentadoria continuei trabalhando até a morte da minha mãe, foi quando resolvi fica cuidando do meu pai, e me afastei do trabalho, mas ele pressentia que iria morrer, além de saber que eu amo a educação e o que faço e insistiu para que retornasse, até que resolvi volta e até hoje continuo trabalho com educação e cultura.

JP: A senhora falou que ama a educação mais em algum momento pensou em seguir em outra profissão?

Mundica Fontes: Não, acho que eu nasci para a educação, minhas colegas me chamavam pra fazer concurso do banco, por que naquela época estava no auge ser bancaria, mas eu nunca quis só queria educação mesmo.

JP: Mundica você era amiga de Ozildo Albano, um pessoa que contribui muito para a cultura de Picos, gostaria que você falasse sobre essa amizade de vocês?

Mundica Fontes: Muito, além de sermos parentes ele era um dos meus melhores amigos, uma pessoa que incentivava muito a cultura, ele foi um dos fundadores do grupo mutirão arte e cultura do qual participamos muitos anos. Eu só vivia no museu, que ele fundou, senti muito a falta dele, quando ele morreu, foi muito difícil pra mim.

JP: Quem é Munidica Fontes?

Mundica Fontes: Uma pessoa muito sensível, chorona, principalmente com as tragédias do mundo até mesmo por pessoas que eu não conheço e também comungo com as alegrias daqueles que estão ao meu lado, sou uma pessoa simples na maneira de ser, sou feliz com aquilo que eu conquistei, pro outro lado sou vaidosa gosto de me arrumar de mi sentir bem.

JP: O que você espera para 2013?

Mundica Fontes: Eu gostaria que o mundo tivesse mais paz, respeito pelos idosos pelas crianças e pelos oprimidos, por aqueles que são marginalizados e que todos fingem que não existe.  

Jogo Rápido:

Família: Para mim é tudo

Pintura: Uma forma de extravasar sentimentos

Maior amor da vida: Meu pai, ele foi tudo pra mim

Trabalho: Me fortaleze me sinto renovada

Sonho: Publicar os livros em memoria do meu pai, e sobre as 10 mulheres de Fontes Ibiapina

 

 

 

  

  

 

 

 

 

  

      

 

Edimar Luz
18/09/2013 -20:41:

A grande artista plástica, professora e minha amiga Mundica Fontes, é filha de Antônio Ibiapina (Pebinha), colega do meu saudoso e querido pai João Evêncio, no Tiro de Guerra 201, no Exército, sobre o qual publiquei também neste portal/site um artigo, intitulado "Memórias do Recruta Evêncio",

vilemar sousa
17/09/2013 -17:29:

Parabéns e que seu sonho seja realizado o quanto antes o tio peba era um homem que tem muitas historias, e elas devem ser contadas e publicadas. um grande abraço

Facebook
Publicidade