Nacionais
PESQUISA
Pesquisa aponta que jovens não querem acumular riquezas e sofrem com o microtédio
A pesquisa realizada pela PUC do Rio Grande do Sul com jovens de todo o Brasil, com idade entre 18 e 34 anos.
Jornal Hoje - 20/11/2013

Uma pesquisa realizada pela PUC do Rio Grande do Sul com jovens de todo o Brasil, com idade entre 18 e 34 anos, mostra que o que eles querem é viajar e ser feliz. Acumular riquezas não é prioridade. Entretanto, uma coisa deixa os jovens mal: ficar desconectados. Nesses momentos, eles sofrem do que os pesquisadores estão chamando de microtédio.

A geração Y, turma que nasceu depois dos anos 80, cresceu junto com a tecnologia. Por isso, é importante estar conectado. “Hoje, qualquer momento parado acaba sendo caracterizado como este microtédio. Ele é combatido até com o compartilhamento daquela experiência”, relata o coordenador da pesquisa Ilton Teitelbaum.

A maioria usa a internet (95,8%). Não só para o lazer, mas também para fazer compras (74,4%). As indicações dos amigos nas redes sociais valem muito (79,1%).

Desejo
Viajar é o que os jovens mais querem. É um sonho para a maioria conhecer lugares novos, culturas diferentes mundo afora. Contudo, viver essa experiência sozinho não basta. É preciso compartilhar o momento com os amigos em tempo real.

“Moro de aluguel para fazer uma viagem. Não compro apartamento”, diz a supervisora de cobrança Rita de Cássia da Rocha. São jovens que não falam em riqueza, mas em conforto e felicidade. “O que eu quero é ter minha vida tranquila, poder fazer minhas viagens pelo mundo, conhecer o mundo, coisas, pessoas, lugares”, explica a estudante Ariane Rocha Goulart.

Como a pesquisa concluiu, é uma juventude que tem pressa para viver. “A grande virtude disso está na capacidade de lutar pelos sonhos. Talvez o defeito seja a impaciência”, completa o coordenador.

Facebook
Publicidade