Social
SALTANDO OS MUROS DA UNIVERSIDADE
Acadêmicos de Jornalismo realizam projeto no Parque de Exposição
Culminância do projeto ocorreu na noite de ontem com exposição fotográfica, apresentação de vídeo e radiojornal ao vivo.
José Maria Barros - 29/11/2013

Orientados pela professora Daiane Rufino, acadêmicos do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e Relações Públicas da Uespi – Campus de Picos, apresentaram na noite de ontem, 28 de novembro, projeto de comunicação comunitária no bairro Parque de Exposição, zona Leste da cidade.

O evento teve início às 18h30 como conclusão da disciplina Comunicação Comunitária e Pequenos Meios ministrada pela professora Daiane Rufino. A apresentação do projeto ocorreu no salão da Casa Aliança, no bairro Parque de Exposição, atrás do Campus da Uespi, que fica no bairro Junco.

Comunidade participa da culminância do projeto.

Comunidade participa da culminância do projeto.

Durante dois meses os alunos do bloco VII, coordenados pela professora Daiane Rufino, desenvolveram atividades junto a grupos de jovens e idosos da comunidade do bairro Parque de Exposição. Durante a apresentação do resultado do projeto foram exibidos documentários, exposição de fotografias e radiojornal ao vivo. O material foi produzido pela própria comunidade, sob a orientação e acompanhamento dos acadêmicos.

Radiojornal ao vivo envolveu a comunidade-Foto: José Maria Barros

Radiojornal ao vivo envolveu a comunidade-Foto: José Maria Barros

Avaliação

Presente ao evento o diretor do Campus da Uespi de Picos, professor Francisco Reinaldo Rodrigues Leal, disse que o papel da universidade é esse. Está levando conhecimento e benefícios e servindo como elo de ligação com a comunidade e uma ponte desta para com a administração pública.

Marilene de Sousa, coordenadora da Casa Aliança destacou a importância do projeto, porque, segundo ela, faz essa ligação da universidade ao bairro e a comunidade. “Através dele podemos participar várias atividades como o rádio, a fotografia e isso é salutar, visto que não temos oportunidade de trabalhar com essas atividades”, ressaltou.

Crianças, jovens e adultos prestiigiam culminância do projeto-Foto: José Maria Barros

Crianças, jovens e adultos prestiigiam culminância do projeto-Foto: José Maria Barros

A adolescente Maria Caroline Rodrigues Moura foi uma das participantes do projeto e integrou a equipe responsável pela exposição fotográfica.

Adolescente Caroline Rodigues elogiou a iniciativa-Foto: José Maria Barros

Adolescente Caroline Rodigues elogiou a iniciativa-Foto: José Maria Barros

“Foi interessante a iniciativa, é sempre bom para a comunidade esse tipo de oportunidade. Entrei na Casa Aliança, cresci muito aqui, me tornei outra pessoa e agora estou tendo a oportunidade de ensinar o que aprendi para outras pessoas”, lembrou a adolescente Caroline Rodrigues.

William Martins da Silva Carvalho foi um dos adolescentes que integrou a equipe responsável pela produção do vídeo. Ele disse que gostou bastante do projeto e acrescentou que iniciativas como essa são sempre bem vindas.

A professora Daiane Rufino avaliou como positivo a execução do projeto, ressaltando a importância da parceria da Uespi com a Casa Aliança e a secretaria municipal de Assistência Social, através do CRAS.

Professora Daiane Rufino fala dos objetivos do projeto-Foto: Romário Mendes

Professora Daiane Rufino fala dos objetivos do projeto-Foto: Romário Mendes

“A intenção desse projeto foi que pudéssemos sair de dentro do ambiente universitário e poder englobar a comunidade que o cerca. No caso o Parque de Exposição que fica mais próximo do Campus de Picos da Uespi”, justificou.

Facebook
Publicidade