Aconteceu em Picos
PERDAS NA AGRICULTURA
Perdas agrícolas em Picos chegaram a 90% em 2013
O IBGE chegou a porcentagem após avaliar as colheitas das principais culturas do munícipio.
Jesika Mayara - 18/01/2014

A agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Picos contabilizou as percas agrícolas do município durante o ano de 2013. O instituto realiza o acompanhamento trimestral da agricultura de 40 municípios da região.

O mapeamento tem inicio no mês de janeiro com a previsão de colheita que é baseada em dados estatísticos e sensos agropecuários de anos anteriores além das expectativas e conhecimento dos agricultores e órgãos ligados a agricultura. E se encerra no mês de outubro quando se encerra o período de colheita.

Segundo o chefe da agência do IBGE de Picos, Daniel Paz, as percas no município foram de 90% tendo como base as culturas de arroz, feijão, milho, mandioca e castanha.

“As perdas no ano de 2013 forma muito altas e culturas como o milho e o arroz sequeiro que tinham previsão de colheita de 7800 e 67 toneladas respectivamente tiveram perca de 100% devido à escassez de chuvas.” Afirma Daniel.

O arroz irrigado ao qual se tinha expectativa de colheita de 1837 toneladas teve colheita de apenas 515 toneladas (perda de 72%); A castanha de caju teve perda de 90% tendo colheita de apenas 300 toneladas; A mandioca muito comum na região teve apenas 300 toneladas colhidas no município o que representa 90% de perda.

O feijão que teve um aumento bastante significativo no seu preço teve perda de 92% colhendo apenas 69 das 856 toneladas previstas.

A reunião anual de estimativa de safra para o ano 2013/2014acontece em forma de colegiado e já foi realizada com a presença de representantes de entidades como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-PI), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Municipal de Agricultura, Sindicatos, entre outros.

 

 

 

 

 

 

Facebook
Publicidade