Social
PATRIMÔNIO
Cajuína pode se tornar patrimônio nacional em maio
O procedimento está na fase em que a população e instituições podem se manifestar a favor ou contra a iniciativa
Juliane Carvalho - 24/04/2014

 O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deu início ao processo de reconhecimento da fabricação da cajuína em 2010. A maneira de fabricação da bebida poderá se tornar oficialmente um patrimônio cultural brasileiro e o procedimento está na fase em que a população e instituições podem se manifestar a favor ou contra a iniciativa até o dia 14 de maio, pois no dia 15 haverá uma reunião do Conselho Consultivo do Iphan, onde vai ser feito o parecer com relação ao registro da cajuína. 

A fabricação da cajuína e as práticas socioculturais associadas, além de terem um forte apelo cultural, ela também faz parte da história de muitos piauienses, que por muitas vezes serviam a bebida, davam de presente para suas visitas e ainda ofereciam em festas comemorativas.

A cajuína alcançou mercados externos ao Piauí, e ao mesmo tempo em que é estimada como produto de grande referência regional e cultural, reforça os sentidos de pertencimento e identidade dos piauienses e brasileiros.

 

As manifestações serão avaliadas pelo setor jurídico e podem ser consideradas na avaliação da iniciativa. Qualquer pessoa pode se revelar-se a favor ou contra ao processo, bastando enviar um texto voltado ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O endereço é SEPS 713/913, Bloco D, 5º andar – Asa Sul Brasília – Brasília – DF. CEP: 70.390-135.

Facebook
Publicidade