Social
VOOART
Exposição reúne 25 quadros da artista plástica Mundica Fontes
Denominado “VooArt”, evento é caracterizado pela exposição de “Alegorias plásticas de Mundica Fontes” e terá entrada gratuita
Max Rodrigues - 12/05/2014

A exposição com 25 quadros da artista picoense Mundica Fontes será promovida por “Olhart Produções”, acontecerá no sábado, 17 de maio, no Rotary Club de Picos. A mostra possui obras do acervo de pessoas que adquiriram anteriormente os quadros da artista, assim como de quadros, em sua maioria, pintados especialmente para o evento, que estarão à disposição dos amantes da arte, tanto para deleite do olhar, como para aquisição, pela compra, para custear as despesas do evento.
 
Os organizadores do evento, que se reúnem há mais de três meses, compõem um grupo de oito amigos e amigas. Justificam o efêmero período da exposição pela sua complexidade e ausência de um local na cidade com logística apropriada para exposição de arte por mais tempo. Afirmam que além da estrutura apresentar um custo elevado o poder público deveria incentivar esse tipo de iniciativa para os artistas locais com os próprios tributos arrecadados que devem ser aplicados em benefício da própria cultura local.
 
A exposição acontecerá somente na noite do sábado, num espaço adaptado na sede Rotary Club de Picos. Depois as obras seguem para seus respectivos proprietários. A abertura da exposição acontece a partir das 19h30min. A mostra tem entrada gratuita, pode ser visitada iaté as 22h.
 
As obras da artista plástica apresentam a técnica óleo sobre tela com o tema denominado de “VooArt”, retratam o estilo surrealismo. Serão exibidas gratuitamente, resgatam ilustrações que a artista fez anteriormente para livros do Vilebaldo Nogueira Rocha (tela Rio Guaribas agonizante), do livro “Cacos de Vidro”; da Olívia Rufino (tela A janela e a Ilha) do livro “Momentos”; de Heraldo Santos e Genilda Barbosa (tela Mutação) do livro “Mutações”;  de Leão Sombra do Norte Fontes (tela Pirilampos), e da poesia da artista Mundica Fontes (tela Passaredo).
 
Entre as obras escolhidas para mostra, figuram ainda temáticas como: “natureza mística”, “consciência ecológica”, “a naturalidade dos seres vivos”, “o ser humano em integração com a natureza”, “desmatamento e queimadas”, “dever do homem de proteger a natureza e a mulher”, dentre outros.
 
Como afirma Kássio Gomes, professor de Literatura e História da Arte, “as telas de Mundica Fontes, habitadas por formas de vida inventadas, revelam também o seu fascínio pelas aves e pela natureza – árvores e rios, céu e sol, terra e lua, num hibridismo alucinante e sugestivo capaz de incursões metafísicas”. Ainda cita o professor que “apreciar uma exposição de arte, como essa da artista plástica Mundica Fontes, é se permitir um presente indelével, pela importância do fato”.
 
Já para Salgado Maranhão, poeta, letrista, vencedor do Prêmio de melhor poesia da Academia Brasileira de Letras, destaca a instigante fusão de cores psicodélicas com as vívidas cores do sertão nordestino, que se encontram lindamente expressas na obra dessa piauiense, que sabe, como poucos, universalizar o particular.
Facebook
Publicidade