Social
HISTÓRIA DE VIDA
Ronaldo: um campeão, um vencedor!
Ele sofre de uma doença chamada hidrocefalia e para amenizar um pouco o seu sofrimento, um grupo de ambientalistas voluntários está fazendo uma campanha para que Ronaldo possa ter mais alguns anos de vida, com um pouco mais de saúde.
Josely Ecologista - 13/05/2014

Em Dom Expedito Lopes, a 292 km de Teresina capital do Piauí, na localidade Buriti Grande, mora o Ronaldo da Silva Santos. Ele é o caçula de nove irmãos e sofre de uma doença chamada Hidrocefalia, popularmente conhecida como “água na cabeça”. Após o seu nascimento, o médico que diagnosticou a doença deu somente três anos de vida.

Ronaldo fez trinta e dois anos dia 25 de fevereiro de 2014, e após a morte dos seus pais, Lourenço Leandro dos Santos, decorrente de um tiro acidental na cabeça, e Francisca Eva dos Santos, morte natural, a sua irmã Ana Maria da Silva ficou responsável pelos cuidados do irmão e hoje mora com ele. A outra irmã, que é a tutora legal, Francisca Alves dos Santos Araújo, recebe do governo um salário doença. Essa é a única renda da família, onde é gasto entre remédios, alimentação, fraldas descartáveis e outras despesas.

Para amenizar um pouco o seu sofrimento, um grupo de ambientalistas voluntários, o Desbravadores Del, de Dom Expedito Lopes, liderado por Josely Ecologista e Kyldary Gomes fizeram uma campanha para melhorar o quadro respiratório de Ronaldo, pois seu quarto era de telhas, prejudicando sua respiração. A campanha foi um sucesso, hoje o quarto de Ronaldo está forrado e com móveis novos, sendo limpos constantemente por sua irmã, evitando acúmulos de ácaros.

Ele vive 24h em um colchão de espumas, seu quarto é muito quente devido as altas temperaturas do Piauí, principalmente por que ele mora às margens da rodovia. Na campanha, conseguimos um ar condicionado, porém a conta de energia fica muito alta para a pouca renda da família. Ronaldo também está precisando com urgência de uma cama hospitalar para ele passar o dia e outra especial para banho. Por isso estamos iniciando uma nova campanha para que esse herói chamado Ronaldo possa ter mais alguns anos de vida, com um pouco mais de saúde. Ele que constantemente está com pneumonia.

Vale ressaltar que não se tem nota de um outro caso de hidrocefalia que tenha vivido por tantos anos, sem drenagem e sem os devidos tratamentos. No ano de 2008, sua cabeça pesou 14,5kg, 94cm de diâmetro e nunca foi feito nenhuma drenagem para tirar o liquido, e hoje ele vive à base de remédios para controlar a epilepsia e dores na cabeça. Ronaldo se comunica através de gestos e sua alimentação é composta apenas de alimentos líquidos e pastosos. Hoje, a circunferência de sua cabeça chega a quase um metro, pesando aproximadamente 15,3kg.

Contamos com o apoio de todos os amigos leitores para colaborarem com esse ato.

As pessoas interessadas em colaborar com a campanha entre em contato com Kyldary Gomes: (89) 8804-5140 ou Josely Ecologista: (89) 8811-5668.

Podem procurar também a irmã de Ronaldo, Ana Maria: (89) 8812 8652.

Conta para doações:

BRADESCO AG: 0937-7

CONTA: 1007311-1

ANA MARIA DA SILVA SANTOS



Facebook
Publicidade