Nacionais
ENEM
Mais de 194 mil pessoas farão Enem este ano no Piauí, aponta MEC
Prova será aplicada nos dias 8 e 9 de novembro, em todos os estados.
Redação - 18/06/2014

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), no Piauí 194.351 estudantes se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O número representa 2,23% do total de inscritos em todo país que nesta edição bateu recorde. São mais de 8,7 milhões de estudantes que farão as provas nos dias 8 e 9 de novembro. Conforme o MEC, houve um aumento no número de inscrições de 21,6% em relação ao ano passado. No Piauí o crescimento foi de 15,36%.

O estado de São Paulo ficou com o maior número de participantes, 1.324.486, enquanto Roraima obteve menos inscritos, apenas 26.703. Para o ministro da Educação, Henrique Paim, o crescimento está associado a uma expectativa da juventude. "Cerca de 85% dos inscritos estão na faixa etária de 15 a 29 anos, isto mostra que os jovens enxergam as oportunidades abertas pelos programas do governo federal como esperança de mudar de vida", disse.

Nesta edição, 5.051.206 de inscritos declararam-se negros (57,91% do total), mais de 1 milhão do que o ano passado. "Esse aumento reflete a política que o governo federal vem implementando com a Lei de Cotas, que despertou nos jovens negros o interesse de se inscrever e contar com essas vagas, não só nas universidades federais, mas no próprio ProUni [Programa Universidade para Todos], que também tem um sistema de cotas", destacou o ministro.

Com a nota do Enem o aluno pode concorrer a vagas em universidades e instituições federais. No dia 8 de novembro serão realizadas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, já no dia 9 os participantes farão exames de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática.

FONTE:G1.PI

Facebook
Publicidade