Social
PESQUISA
Alunos da Uespi escrevem livro-reportagem sobre a trajetória da primeira rádio de Picos
O projeto foi executado como conclusão de curso dos acadêmicos José Maria Barros e Romário Mendes
Jaqueline Figueredo. - 28/06/2014

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), no auditório da Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos, a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso dos, agora jornalistas diplomados, José Maria Barros e Romário Mendes, pertencentes ao curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
 
Os alunos apresentaram um livro-reportagem cujo título é “Rádio Difusora: Uma escola de Rádio – Trajetória da emissora pioneira na radiofonia picoense” e é formado de memórias e depoimentos dos integrantes e ex-integrantes da emissora radiofônica, destacando desde o seu início até os dias atuais, e a marca que conquistou perante a sociedade picoense e macrorregião.
 
Para o pesquisador e estudante José Maria, é uma satisfação a conclusão do trabalho, tanto pela acolhida da academia ao mesmo, quanto pela direção da rádio e da sociedade picoense.
 
“Esse trabalho é fundamental e imprescindível. Primeiro pela grande admiração que tenho pela Rádio Difusora de Picos, pois é uma rádio que marcou a minha vida, a minha adolescência e juventude, e também pelo seu pioneirismo. O pontapé inicial foi quando, em conversa com meu colega de turma Romário, agora no final do curso, estávamos discutindo sobre o que fazer e decidimos fazer sobre a trajetória da rádio, algo ainda não explorado por estudantes de Comunicação”, explicou ele.
 
Romário Mendes destacou que a rádio representou muito para a sociedade picoense, principalmente para a zona rural. “A rádio faz parte da história de Picos, representou muito, principalmente para os ouvintes da zona rural. Foi a pioneira, o que motivou a muitos a adentrarem no curso de jornalismo. Mesmo com mais de 30 anos, os ouvintes ainda ouvem, continuam apegados à rádio e vão até visitar os locutores, algo que acontecia muito no início. Só temos que agradecer a todos que contribuíram para conclusão desse trabalho”.
 
O professor orientador dos alunos, Evandro Alberto, disse ser este um trabalho de suma importância, pois reconhece a história da rádio, sua trajetória e função social nesses 35 anos de existência.
 
“Realmente é uma emissora que funcionou como uma escola de rádio, onde muitos profissionais tiveram a oportunidade de aprender, sem mesmo antes terem passado por um curso de graduação”, disse ele.
 
Também ressaltou ser importante documentar a história para servir como pesquisa para estudantes, profissionais que atuaram e atuarão, a fim de que no futuro todos possam saber o que foi a rádio, como surgiu, o seu trabalho perante a sociedade, seus programas e personagens de construção da historia.
 
“É muito importante, pois se deixa um resgate histórico de toda a trajetória para a sociedade. Este é o principal ponto de destaque. A história nunca deve ser esquecida. Deve ser lembrada e eternizada. A comunicação era feita praticamente pelo rádio. Ele servia de correios, era um mensageiro, pois quando surgiu tudo era muito longe, de difícil acesso. A rádio funcionou como porta-voz da sociedade. E emissora se propôs a prestação de serviços e isso é de importância fundamental, pois aproximou a zona urbana à rural”, lembrou Evandro Alberto, também coordenador do curso de Comunicação Social da Uespi, campus de Picos.
 
Os alunos contam ainda com o apoio da Academia de Letras para futura publicação da obra. “Ainda temos que fazer umas alterações, colher mais depoimentos e ampliar o trabalho, mas é nosso objetivo publicar o livro”, adianta José Maria Barros.
Facebook
Publicidade