Social
LITERATURA PICOENSE
Rosa Luz prepara mais dois livros para este ano
A professora já lançou o livro “Paisagens Poéticas” no incio deste ano.
Lana Krisna - 10/07/2014

Após lançar “Paisagens Poéticas”, a professora Rosa Luz prepara dois novos livros ainda para este ano, abordando temáticas diferentes e inovadoras.

Sobre o primeiro livro, lançado no mês de janeiro em parceria com o poeta Valentin Neto, que trouxe um misto de registros fotográficos e poesias escritas para ilustrar cada 53 imagens presentes na obra, a professora afirma que foi um momento único na sua vida.

“Foi um momento inesquecível, ímpar na minha vida, me realizei com a publicação do meu primeiro livro, o que me deixou também motivada a lutar pela publicação dos demais que já estão em andamento”, afirmou Rosa Luz.

Entre os seus projetos futuros está o lançamento da biografia do ex-prefeito de Picos Severo Maria Eulálio, pai do atual gestor municipal. “Pretendo lançar ainda este ano a biografia do Dr. Severo, meu patrono na Academia de Letras. A parte biográfica que eu podia pesquisar já está pronta, só faltam alguns detalhes da família, como fotografias e documentos pessoais”, afirma.

Rosa Luz recorda que o ex-prefeito é um líder político na região de Picos, que se tratava de um político “polido”, sem politicagem, que tinha boa convivência inclusive com políticos da oposição.

“Não é essa biografia comum, trago um histórico de sua vida, contando fatos diferentes. Este exemplar eu quero lançar antes do livro de culinária”, disse.

O segundo livro trata sobre as influências da alimentação na cidade de Picos, trazendo receitas antigas, passadas de geração em geração e receitas atuais, focadas nos pratos típicos.

“Até hoje ninguém mostrou a culinária regional de Picos, temos muita gente que trabalha como culinarista, mas não temos um foco regional. Por isso pensei neste livro, onde trago muitas receitas da culinária picoense, com foco no que foi utilizado anteriormente”, disse.

Com o livro, Rosa Luz pretende resgatar os traços culinários da cidade, catalogando as receitas do passado e as de agora, para que não caiam no esquecimento das próximas gerações. A professora pretende lançar este livro em dezembro.

“O mundo é de inovação, estou fazendo um resgate de 100 anos, trazendo receitas tradicionais que atualmente são pouco usadas”, pontuou.

 

Facebook
Publicidade