Saúde
SAÚDE
Representantes da saúde da região de Picos discutem vinda de Centro Oncológico
O evento aconteceu no município de Ipiranga. Munícipios que integram o Vale do Guaribas e Vale do Sambito defendem que Picos seja sede do UNACON
Daniela Meneses - 16/02/2016

O município de Ipiranga do Piauí sediou, na manhã de hoje (16), o encontro entre representantes da saúde dos munícipios que integram o Vale do Guaribas e Vale do Sambito. O encontro aconteceu na Câmara Municipal da cidade.

Na reunião de hoje (16) estavam presentes o prefeito do município, José Maria, que também é médico; representantes do Hospital Regional Justino Luz; a assessora técnica da Secretaria de Saúde de Picos, Conceição Portela; presidente do Conselho de Saúde de Picos, Júlio Araújo; diretora da Universidade Federal do Piauí, campi de Picos, Alveni Barros e secretários de Saúde de cidades da região de Picos.

O objetivo da reunião era discutir obre a implantação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), cujo projeto prevê a instalação na cidade de Oeiras. Os representantes dos vales do Guaribas e Sambito, estão se organizando para solicitar que o centro seja construído em Picos, para isso estão organizando uma busca de apoio político.

Os argumentos partem da justificativa de que Picos tem maior estrutura para comportar um centro oncológico que a cidade de Oeiras, além de abarcar um amior número de cidade que a região do Vale do Canindé. Picos tem ainda vários cursos na área de saúde, como enfermagem, biologia, nutrição e futuramente, medicina, ofertados pela UFPI.

A diretora da instituição de ensino superior, Alveni Barros, argumenta que o munícipio precisa de um espaço de tecnologia avançada na área de saúde, exatamente por ser referência em cursos da área da saúde.  

“Se nós vamos abrir o curso de medicina em Picos, então nós precisamos de espaços, de cenários para as práticas desses alunos, também de enfermagem e nutrição, não só da UFPI, mas também da Universidade Estadual. Como é que justifica a criação de um espaço de atendimento médico em Oeiras e não em Picos, se Picos é quem está configurando no cenário nacional e estadual como polo de formação de profissionais  de saúde?”, questiona Alveni Barros.

O presidente do Conselho de Saúde de Picos, Júlio Araújo, fala que Picos oferece uma estrutura e melhor condição de serviço maior que Oeiras e que é preciso buscar o maior número de apoio para que o centro venha para Picos. “A instalação desse centro é um desejo político, então a gente precisa do apoio dos prefeitos de toda a região”, argumentou.

O prefeito de Ipiranga, José Maria, destacou a importância de Picos para a região, o munícipio recebe diariamente uma população flutuante muito grande e deve comportar melhor a UNACON.

“Aqui somamos mais um esforço, a gente sabe que Picos está mais centrado, e pode atender melhor a demanda de muitos municípios e agente  vai continuar com esse esforço, sabendo que tem forças poderosas que querem que o centro vá para Oeiras, que ainda não tem infraestrutura para suportar uma demanda dessa natureza. Picos já tem essa estrutura, por isso nós estamos aqui, reunidos, apoiando e juntos teremos mais força para conseguir”, pontuou José Maria.

A unidade de atendimento na área de oncologia deve ser implantando, pelo Governo do Estado, também em Teresina e Parnaíba.

Facebook
Publicidade