Direito em Debate
PICOS
Ziza Carvalho garante instalação da SEMAR em Picos
Com o escritório em Picos, o combate a perfuração de poços seria mais intenso
Daniela Meneses - 26/03/2016

Não é de hoje que o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, Glauber Silva, manifesta o desejo de trazer para Picos um escritório da SEMAR (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), que é o órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos e uso sustentável do meio ambiente.

De acordo com Glauber, a instalação da SEMAR em Picos auxiliaria em muitas questões que não podem ser resolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois em casos diversos é preciso recorrer ao órgão estadual em Teresina, uma delas seria a perfuração irregular de poços, queimadas em áreas que ultrapassam os limites da fronteira de Picos, por exemplo.

Algumas diligências em cidades vizinhas não podem ser atendidas pela secretaria de Picos por não ter nenhum representante do órgão a nível de Estado. Uma queimada ou crime ambiental em cidades vizinhas não podem ser resolvidos pela SEMAM de Picos, mas com um fiscal da SEMAR trabalhando em conjunto com fiscais municipais a atuação poderia se estender por toda região.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, em visita a Picos, declarou que a instalação do escritório do órgão estadual no município, é também um desejo do Governo do Estado. Segundo ele, Picos é uma cidade estratégica e que engloba mais de 30 municípios. 

“Queremos fazer isso o mais rápido possível até porque estamos lançando o edital do novo concurso público e vai ter uma vaga prevista para auditor fiscal ambiental em Picos, então nós já queremos dar posse a esse novo servidor público com o escritório montado com todas as instalações aqui na cidade”, garante Ziza Carvalho.

O secretário da SEMAR pontuou ainda que com um auditor fiscal ambiental em Picos as perfurações de poços e abertura de barreiros irregulares teria um monitoramento maior, atuando na parte repressiva de fiscalização ambiental.

Facebook
Publicidade