Saúde
Tratamento
Equipamento chega a Picos para auxiliar no tratamento da Tuberculose
O tratamento para a doença pode variar em um período de seis meses a um ano
Welliton Mariano - 20/05/2016
Foto: Marcos Valério - Ccom
estufa para cultura bacteriológica, modelo 502

Os moradores de Picos ganham mais uma ferramenta no combate a Tuberculose. O munícipio recebeu nesta quinta-feira, 19, uma estufa para cultura bacteriológica, modelo 502, do  Ministério da Saúde. A aquisição também teve a parceria do  o LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí e já se encontra no Posto de Assistência Medica de Picos – PAM.

O equipamento permite a realização do exame de CULTURA para microbactérias, somando o quadro de exames já realizados pelo no Posto de Assistência Medica de Picos.                                                                                                                                                                 

Picos oferece tratamento gratuito para pacientes com sintomas de tuberculose. Os procedimentos são realizados através da secretaria Municipal de Saúde com acompanhamento especializado e distribuição de medicamentos.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Layla Nascimento, lembra que as pessoas que estiverem com os sintomas da doença como febre, tosse por mais de 15 dias, falta de apetite, falta de ar, emagrecimento e cansaço excessivo, devem procurar o posto de saúde mais próximo.

O tratamento para a doença pode variar em um período de seis meses a um ano. Todas as unidades de saúde de município estão aptas  a realizar a busca dos casos da doença e atender os pacientes com suspeitas.                                                                                                                    

Facebook
Publicidade