Saúde
POLIOMIELITE
Vacinação contra poliomielite é adiada para o mês de setembro
A vacina contra a pólio é aplicada em três doses injetáveis, no segundo, quarto e sexto mês de vida do bebê
Welliton Mariano - 07/07/2016
Foto: Reprodução
Imagem ilustrativa

A imunização contra a poliomielite, que geralmente ocorre no mês de agosto, foi adiada este ano. A campanha ocorrerá somente no mês de setembro e a mudança da data se deve, segundo o Ministério da Saúde, à realização das Olimpíadas Rio 2016, que acontecerá em agosto.

Contudo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirma que o Ministério ainda não os contatou para informar se o adiamento da vacinação será em todo o país ou somente na cidade do Rio de Janeiro – onde ocorrerão os jogos olímpicos. A FMS disse que está à espera de um direcionamento do Ministério para divulgar qualquer informação.

Outra versão

Apesar do Ministério da Saúde informar que o motivo do adiamento seriam as Olimpíadas, a Folha teve acesso a um documento apresentado pela pasta a secretários de Saúde que, no entanto, afirma que o adiamento ocorreu por problemas de fornecimento e no cronograma do laboratório de Bio-Manguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), responsável pelas vacinas.

Questionado, o laboratório nega falta de vacinas e diz que a alteração da data ocorre devido a mudanças na produção das vacinas contra a pó- lio neste ano, conforme nova orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Em nota, o Ministério da Saúde diz que as mudanças na campanha "não prejudicam a imunização da população", uma vez que a poliomielite está erradicada no Brasil desde 1990 e que as doses necessárias para a proteção estão garantidas.

Três doses

A vacina contra a pólio é aplicada em três doses injetáveis, no segundo, quarto e sexto mês de vida do bebê. Em seguida, são indicadas duas doses de reforço da versão oral - a gotinha - aos 15 meses e aos quatro anos.

Adolescentes

Além do adiamento, a campanha de vacinação também terá mudanças no formato. A ideia é fazer com que a mobilização nos postos de saúde não seja restrita apenas para garantir a proteção completa das crianças, mas também voltada à atualiza- ção da vacinação de crian- ças e adolescentes de 9 a 14 anos contra outras doenças - em caso de doses esquecidas ou a vencer, por exemplo. Meninas, por exemplo, poderão ser imunizadas contra o vírus HPV, que protege contra câncer de colo de útero.

A poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poli vírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a 30 dias sendo, em geral, de sete a doze dias.

Com informações do Folha Press/Portal O DIA

Facebook
Publicidade