SAÚDE
Casos de sífilis em Picos são crescentes
Até o mês passado, 70 pessoas foram diagnosticadas com a doença, enquanto que em 2015 foram de 78
Daniela Meneses - 21/09/2016
Foto: Daniela Meneses
O CTA realiza exames de quatro tipos diferentes de doenças

O número de casos diagnosticados de sífilis na região de Picos até o mês de agosto de 2016 já se aproximam dos números de todo o ano de 2015. Até o mês passado, 70 pessoas foram diagnosticadas com a doença, enquanto que em 2015 foram de 78.

Para a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) este ano, Hoseane Vieira, o número de casos foi bastante elevado. Ela comenta que as pessoas têm procurado mais o centro , que faz exames de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

A coordenadora do CTA fala ainda que muitas pessoas que já haviam feito o tratamento para curar a sífilis, voltam a ter a doença, ela remete a reincidência à falha no tratamento, pois muitos não o terminam, outros não o fazem corretamente.

(Hoseane Vieira - coordenadora do CTA de Picos)

“As pessoas estão vendo fazer esses exames como de rotina, e antigamente, só vinham quando o médico solicitava, hoje não, a gente orienta as pessoas a fazer todo ano, de seis em seis meses, então dá para ter um diagnóstico mais rápido, mas muitas vezes, são pacientes que já deram sífilis, uma vez, não fizeram o tratamento corretamente, por achar que é uma doença simples, que não tem cura, então não levam tão a sério. São pessoas que não fazem o tratamento, começa mas não termina, o parceiro não vem. Porque é importante vir os dois”, explica.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por uma bactéria . Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. 

Formas de contágio

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.

O uso correto e regular da camisinha masculina ou feminina é uma medida importante de prevenção da sífilis. O acompanhamento da gestante durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.

Facebook
Publicidade