Saúde
SAÚDE
II Semana da Criança é realizada no Paim de Picos
O evento tem como objetivo alertar os pais sobre a importância da saúde mental da criança
Jéssica Cavalcante - 20/10/2016
Foto: Daniela Meneses
II Semana da Criança

Foi iniciada nesta manhã de quinta-feira (20), na Unidade de Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião (PAIM), através da Secretaria de Saúde, a II Semana da Criança, este ano voltada para o tema saúde mental da criança, tem como público alvo crianças de 0 a 12 anos e seus responsáveis.

O evento tem como objetivo alertar os pais sobre a importância da saúde mental da criança, repassando informações e ensinamentos de como devem ficar atentos aos primeiros sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento infantil, caracterizada por dificuldades acentuadas no comportamento, interação social, comunicação e sensibilidades sensoriais. 

A enfermeira Conceição Feitosa, fala sobre a importância da realização dessas atividades sociais voltadas para a comunidade. “A importância é sensibilizar realmente os pais, não só os pais, mas também os cuidadores, os avós. Sensibilizando essas pessoas sobre a importância da saúde e o desenvolvimento emocional da criança, desde seu nascimento até a entrada na adolescência, para que ela tenha uma vida adulta mais saudável. Desenvolvendo esse lado da educação emocional a gente vai, de certa forma, ajudando a prevenir esses transtornos”.

Durante as atividades desta manhã, teve o teatro de fantoches sobre alimentação saudável, realizado pelos alunos do IX Bloco de Enfermagem da UESPI, logo em seguida, uma palestra com a participação de duas Psicopedagogas Joselma Gomes e Janaine, que falaram sobre o desenvolvimento emocional da criança e os primeiros sinais do Transtorno do Espectro Autista.

As atividades da II Semana da Criança, iniciadas hoje, se estenderão até a sexta-feira (21), a expectativa do evento é atender uma média de 150 crianças durantes os dois dias.

Facebook
Publicidade