Saúde
SAÚDE
Vacina contra febre amarela está sendo disponibilizada para público específico em Picos
Com o número de doses reduzidas, grande parte da população picoense fica sem receber a imunização
Daniela Meneses - 16/03/2017
Foto: Daniela Meneses
Coordenadora de Imunização , Valdivânia Pacheco,afirma que Picos não está na área de risco da doença

Devido à grande procura pela vacina contra a Febre Amarela, a Secretaria de Saúde de Picos está restringindo a imunização a um grupo prioritário. Crianças de nove meses até quatro anos e adolescentes que ainda não tenham tomado o reforço (segunda dose) integram o público específico para receber a proteção contra a doença.

A vacinação é recomendada ainda para pessoas que pretendem viajar para estados com altos índices da doença. São consideradas áreas de risco no Brasil os estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, Maranhão, Goiás (incluindo Brasília - DF), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Picos, Valdivânia Pacheco, garante que o município sempre disponibilizou doses da vacina, porém com a grande repercussão dos casos, inclusive com óbitos pelo país, a demanda aumentou e a quantidade não foi suficiente para atender à população em geral. 

Valdivânia Pacheco pontua que não há motivos para preocupação, já que o Piauí não é considerado área de risco, mas alerta àqueles que pretendem ir para outro estado, a procurar a imunização com pelo menos dez dias de antecedência à viagem.

“A gente está vacinando crianças até dez anos e quem está indo para a área de surto, somente. As demais pessoas que quiserem receber a febre amarela, devem aguardar mais um pouco enquanto a gente recebe um estoque suficiente para estar vacinando o restante da população”, informa.

A coordenadora destaca também que parte das doses que seriam enviadas ao Piauí, foram remanejadas para os estados que apresentam grande número de casos e que a Secretaria tem recebido quantidades reduzidas da vacina.

As Unidades Básicas de Saúde do município estão fazendo o atendimento da população alvo. O cronograma semanal estabelece os locais e horários de disponibilização da vacina.

SEGUNDA-FEIRA: Paim, Morada do Sol e UBS do bairro Junco.

TERÇA-FEIRA: UBS do Belinha Nunes e Belo Norte.

QUARTA-FEIRA: Paim e Junco (período da manhã), Ipueiras (à tarde).

QUINTA-FEIRA: Cecília Neri (período da manhã).

SEXTA-FEIRA: Junco (atendimento pela manhã).

O cidadão precisa levar o cartão de vacina, para saber se ele não tomou uma dose a menos de dez anos e levar o Cartão do SUS.

A DOENÇA

A Febre Amarela é considerada uma doença rara no Brasil, entretendo, em vários estados a endemia tem sido registrada. Dados apontam menos de 15 mil casos por ano (Brasil). A doença pode ser evitada por meio de vacina, não tem cura, mas o tratamento pode ajudar.

Propaga-se por animais ou insetos e requer um diagnóstico médico. Frequentemente requer exames laboratoriais ou de imagem.

Curto prazo: resolve-se dentro de dias a semanas. A febre amarela é transmitida por uma espécie de mosquito comum em áreas da África e da América do Sul. A vacinação é recomendada antes da viagem para determinadas áreas. Os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais.

Não existe um tratamento específico para a doença. Os esforços se concentram no controle dos sintomas e na limitação das complicações.

Facebook
Publicidade