Saúde
SAÚDE
Procura pela vacina contra o HPV, entre meninos, ainda é baixa em Picos
Uma campanha nas escolas do município está sendo articulada, a finalidade é mobilizar o maior número de pessoas
Daniela Meneses - 29/03/2017
Reprodução
Meninos de 12 e 13 anos devem ser imunizados

A vacina contra o vírus HPV, até 2016, era restrita a meninas com faixa etária de 9 a 13 anos. A partir de janeiro de 2017 a imunização incluiu também meninos com idade de 12 e 13 anos. 

A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.

A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina será ampliada gradualmente até 2020, quando ela estará disponível para meninos de 9 a 13 anos.

Após quase três meses de inclusão dos meninos no grupo prioritário de vacinação contra o vírus HPV, em Picos, a adesão ainda é muito baixa, é o que afirma a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Picos, Valdivânia Pacheco, que atribui a baixa procura à falta de informação da população sobre a inclusão de meninos e a importância da prevenção na faixa etária determinada.

(Coordenadora de Imunização, Valdivânia Pacheco)

“Os adolescentes não têm procurado tanto, acredito que por eles não saberem, realmente a importância que tem a vacina, porque essa é uma vacina que protege contra o câncer de pênis, contra o câncer de ânus, contra as verrugas genitais e até diminui as incidências do câncer do colo de útero nas meninas, já que os meninos são os responsáveis por essa transmissão”, afirma.

Os postos de saúde que estão disponibilizando as doses são: Paim, Belinha Nunes, Belo Norte, Ipueiras, Junco, Morada do Sol e Cecília Neri. O adolescente deve ir munido Caderneta de vacinação do adolescente e cartão SUS.

MOBILIZAÇÃO

A Secretaria de Saúde de Picos deve realizar uma campanha nas escolas do município, com a finalidade de aumentar o número de adolescentes protegidos contra o vírus. Serão feitas palestras para falar da importância da vacina. O objetivo é mobilizar o maior número de pessoas através do Programa Saúde nas Escolas (PSE).

“Essa vacina é de extrema importância e eles têm que estar comparecendo aos postos para receber, após a campanha da gripe a gente vai estar mobilizando essa população, vou entrar em contato com a coordenação do PSE,  para a gente estar levando essas vacinas para as escolas e atender um público maior, para quando for no final do ano a gente atingir nossa meta”, disse Valdivânia Pacheco.

O trabalho está previsto para começar após a campanha de vacinação contra a gripe, que terá início no dia 17 de abril e encerra em 26 de maio.  

Facebook
Publicidade