Saúde
MOBILIZAÇÃO
Representantes do sindicato dos médicos objetivam limitar atendimento no Pronto Socorro do HRJL
O objetivo é que a área atenda apenas urgência e emergência
Daniela Meneses - 30/03/2017
Reprodução
Pronto Socorro do HRJL

Representantes do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI) estão organizando uma mobilização que visa limitar o atendimento no Pronto Socorro do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) apenas para casos de urgência e emergência.

De acordo com o diretor do sindicato da categoria de Picos, o médico José Almeida, a iniciativa tem como finalidade desafogar a área e direcionar os atendimentos menos graves a Unidades Básicas de Saúde do município.

No próximo sábado (01), a categoria irá realizar uma mobilização de conscientização da população para esta causa. Mas antes, na sexta-feira (31) os médicos devem se reunir com representantes do Ministério Público, vereadores, o prefeito municipal, representantes da Secretaria de Saúde para tratar do término das obras da UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

José Almeida conta que o município carece de uma UPA e já aguarda a conclusão da obra há bastante tempo. Ele defende que, por ser a única alternativa, a população acaba procurando o Hospital Regional.

A reunião, da sexta-feira, dos médicos com representantes públicos é para reivindicar a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento de Picos e ainda dar suporte suficiente aos postos de saúde dos bairros para que a população desafogue o HRJL.

“Hoje a gente já constatou que mais de 70% dos pacientes que procuram o Pronto Socorro do Hospital Regional, eles não estão em situação de urgência e emergência, isso vem atrapalhar muito o trabalho dos profissionais que foram contratados. A própria equipe é montada em quantidade suficiente para atender só os casos de urgência e emergência, então, muitas vezes os pacientes graves que chegam lá são penalizados por conta do tumulto da grande quantidade de pessoal que lá se encontram”, acrescenta.

No sábado, a mobilização acontece em frente ao Hospital Regional, no período da manhã. Além dos profissionais da área da saúde, a população em geral é convidada a participar.

Facebook
Publicidade