Saúde
CPN (Centro de Parto Normal).
Obras do CPN são retomadas após sete meses paralisadas
O objetivo do CPN é oferecer melhores condições às parturientes de picos e região, sendo que é setor muito importante na assistência das gestantes.
Edvan Oliveira - 31/05/2017
Foto: Ascom
Obras do CPN do Hospital Regional Justino Luz.

As obras do CPN (Centro de Parto Normal), do Hospital Regional Justino Luz foram retomadas, após sete meses paralisadas. O objetivo é oferecer melhores condições às parturientes de picos e região, sendo que é setor muito importante na assistência das gestantes. A nova estrutura do CPN foi projetada com ambientes acolhedores, como: salas de cromoterapia, banheiras e chuveiros com água morna e o mais importante, segundo o diretor, Valério Azevedo; Esse ambiente passa a ser mais interativo com os familiares das pacientes.

“Além das presenças de médicos, enfermeiros e técnicos, o acompanhante também vai poder participar deste momento importante na vida da mulher, que é a hora de dar à luz”. Afirma o diretor.

 O CPN está ligado à Rede Cegonha do Ministério da Saúde, e conta com parceria da SESAPI (Secretaria Estadual de Saúde do Piauí). Segundo a direção do hospital a equipe tem se esforçado ao máximo para concluir as obras o mais breve possível. Tendo em vista a importância na melhoria dos atendimentos, de forma mais humanizada.

“Esta obra será muito útil na prestação da assistência, já que há um planejamento do Ministério da Saúde, através da Rede Cegonha de incentivo ao parto normal, pois ela vem com estrutura para promover o parto humanizado” afirma Valério Azevedo, diretor geral do hospital Justino Luz.

Segundo a Fisioterapeuta Tamires Batista Dantas, priorizar o parto natural humanizado fará toda diferença no atendimento e acolhimento das mulheres gestantes, com isso, os trabalhos da equipe de saúde será mais eficiente na hora de proporcionar um melhor conforto à gestante. “Um ponto que vale salientar é que a sala de parto vai está fora do centro cirúrgico, e com isso a mulher tem mais liberdade para buscar melhor posição e local para partejar,” conclui Tamires Dantas.

 

Facebook
Publicidade