Aconteceu em Picos
Projeto Valorizar
Projeto promove exposição de peças feitas por artistas de Picos
"O trabalho da exposição está gerando todo mês, uma renda muito boa para essas pessoas, elas não tinham um local para mostrar suas obras, então o projeto trouxe essa visão, com o intuito de reconhecer os artistas e promover a comercialização de suas mercadorias" Afirma a Coordenadora.
Edvan Oliveira - 06/06/2017
Foto: Edvan Oliveira
Artesãos expondo seus produtos

O Projeto Valorizar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, tem como objetivo promover artistas e artesãos de picos, valorizando todas as pessoas que estavam no anonimato, aquelas que trabalhavam em casa, fazendo com que, sejam reconhecidas e vendam suas mercadorias.

Na primeira semana de cada mês, os artistas têm a oportunidade de promover seus trabalhos e talentos, numa exposição organizada pela Secretaria, e que acontece no piso térreo do centro administrativo de Picos.

 O trabalho da exposição está gerando todo mês, uma renda muito boa para essas pessoas, elas não tinham um local para mostrar suas obras, então o projeto trouxe essa visão, com o intuito de reconhecer os artistas e promover a comercialização de suas mercadorias. Afirma Dalana Fernandes Bezerra, Coordenadora do Projeto.

A Secretaria busca alguns meios, para que, no futuro próximo, possa está disponibilizando um local próprio de exposição, para os artesãos de Picos. Isso, já é um sonho que esperamos em breve concretizá-lo, no entanto, continuaremos fazendo esse trabalho aqui no centro administrativo.

A artesã Adonai Borrego: Foto: Edvan Oliveira

A artesã Adonai Borrego, que participa da exposição se diz muito contente em fazer parte do projeto. “Além de expor o trabalho, você também cria um ciclo de amizade muito grande, aqui estou expondo bordado em ponto cruz, peças modelas em biscuit, material para quarto, cozinha, quarto de bebê, bijuterias”. Diz Adonai.

Segundo a artesã, o tempo médio para produção de peças é relativa de uma para outra, tem muitas peças que levam horas, e outras dias; ela faz também a partir de fotografias. Adonai, disse que o espaço é muito bom, e está sendo importante para levar sua arte até outras pessoas, segundo ela, a procura é muito grande pelos seus produtos.

 O valorizar tem mudado a vida de muitas pessoas, atualmente, são 112 artistas que participam diretamente do projeto, cada um deles, com uma arte diferente, a diversidade de produtos é uma riqueza.

Facebook
Publicidade