Saúde
SAÚDE
Governo do Piauí transfere administração de 6 hospitais para Fundação Hospitalar
A mudança implica no alcance de metas de desempenho estabelecidas pela Sesapi
Daniela Meneses - 12/07/2017

Assinatura do contrato de transferência de hospitais para Fundação Hospitalar

O governador Wellington Dias transferiu a administração de seis unidades de saúde situadas na capital e interior do Piauí para a Fundação de Serviços Hospitalares. A assinatura do contrato ocorreu ontem (11).

Inicialmente, os hospitais a serem transferidos para a nova administração serão: o Hospital Getúlio Vargas, Hospital Infantil Lucídio Portela, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, além dos hospitais de Picos, Piripiri e São Raimundo Nonato.

A mudança de administração permitirá permitindo à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), uma dedicação maior à aplicação de políticas públicas de saúde no Estado. 

O contrato foi assinado pelo governador Wellington Dias, o presidente da Fundação Hospitalar do Piauí, Pablo Santos, e o secretário da Saúde, Florentino Neto. 

Para o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, não é apenas uma transferência de obrigações e serviços da Sesapi para a Fundação.  

“Não é simplesmente uma transferência de obrigações. Essa fundação será periodicamente avaliada, há metas qualitativas e quantitativas a serem atingidas, indicadores avaliados e, posteriormente, com o resultado da avaliação, a tendência é que descentralizemos outros hospitais”, explicou o secretário.

A Fundação de Serviços Hospitalares é uma entidade com personalidade jurídica própria, voltada exclusivamente para administração hospitalar. A mudança implica no alcance de metas de desempenho estabelecidas pela Sesapi. 

Wellington Dias ressaltou que a administração, por meio da Fundação, implica em redução de custo.

“Pela legislação brasileira, uma fundação credenciada ao Ministério da Saúde tem uma redução nos encargos. Agora, o secretário Florentino pode cuidar de forma mais planejada de toda a política de saúde, enquanto Pablo Santos cuidará da rede hospitalar”, ponderou o governador.

Facebook
Publicidade