Saúde
SAÚDE
CTA de Picos realiza ação no Dia Mundial do Combate às Hepatites Virais
Palestras, orientações e realização de exames serão feitas nesta sexta, 28 de julho
Daniela Meneses - 27/07/2017
Foto: Daniela Meneses
CTA de Picos

Nessa sexta-feira, 28 e julho, o Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos terá ciclos de palestras e mutirões de exames. A data marca o combate às hepatites virais.

As atividades terão início a partir das 08h com uma palestra educativa com a psicóloga Georgina Soares que explanará sobre a importância de a população estar realizando os exames que detectam possíveis doenças virais.

Serão abordadas ainda explicações sobre o que é a doença, as formas de transmissão, de tratamento e a importância de estar realizando esses exames, pelo menos uma vez ao ano.

O público alvo receberá ainda material informativo, preservativos, feminino e masculino e gel lubrificante. Posteriormente, acontecerá a coleta de material para a realização do exame.

De acordo com a coordenadora do centro em Picos, Ozeany Vieira, a incidência da doença na região é baixa. Ela afirma que no ano de 2016 não foi notificado nenhum caso da doença. Em 2017, até o mês de junho, houve apenas um caso de hepatite B e outro caso de hepatite C.

(Ozeany Vieira, coodenadora do CTA de Picos)

“É considerado baixo, só que a gente orienta muito a população para que as pessoas façam o exame, façam os testes, porque são doenças muitas vezes assintomáticas, muitas pessoas, muitas vezes têm as hepatites e não sabe. E como muita gente ainda desconhece, nós temos vários tipos de hepatite, desde a forma aguda, até a forma mais crônica, que é a hepatite C, que pode levar até a morte”, explica a coordenadora do CTA de Picos.

Ozeany fala também da importância de estar realizando um tratamento precoce para prolongar a vida das pessoas que possuem o vírus. E faz um chamamento para que as pessoas compareçam para participar das palestras e fazer os exames. 

“Amanhã a gente convida toda a população, todas as pessoas que têm relação sexual ativa, pode estar vindo procurar o serviço, não só no dia de amanhã, mas o CTA atende de segunda a sexta, de 7h30min até 13h, trazendo o Cartão dos SUS e a identidade, amanhã as vagas serão ilimitadas, então a gente vai estar fazendo as coletas até 13h”, convida.

A expectativa é que amanhã, durante a campanha, sejam atendidas mais de 40 pessoas no CTA.  

A doença
Existem sete tipos de Hepatite: A, B, C, D, E, F (ainda não diagnosticada em humanos) e G. A doença pode causar a infecção crônica do fígado e possivelmente se tornar câncer na idade adulta. A inflamação pode ser causa pelo vírus da doença, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
Entre os sintomas da hepatite estão mal estar, dor abdominal, febre baixa, dor de cabeça. fadiga, vômitos e pele amarelada.
A do tipo A é comum em crianças e ocorre de forma branda e sem sintomas. Entretanto, ela é mais séria em adultos e os sintomas tendem a ser mais graves. A transmissão deste tipo se dá por meio de água e alimento contaminados.

Facebook
Publicidade