Política
CASA APIS
Multidão acompanha passagem da Caravana de Lula por Picos
Ex-presidente recebeu várias homenagens durante o evento
João Paulo - 02/09/2017
Foto/ João Paulo
Homenagens emocionaram ex-presidnete do Brasil

Nem mesmo o já conhecido calor picoense foi obstáculo para milhares de pessoas que compareceram a CASA APIS, no bairro Pantanal, na manhã deste sábado (02) para acompanhar a passagem da “Caravana Lula Pelo Brasil”, na cidade de Picos. Sob um sol escaldante, o evento atraiu uma multidão de pessoas de toda a Região. O ex-presidente brincou com o calorzão do município.

“Eu estou incomodado desde que eu cheguei aqui por vocês. Eu realmente, eu não sei como é que vocês aguentam esse sol no cocuruto. Haverá um dia Wellington [Dias, Governador do Estado do Piauí] que a população estará mais consciente e mais forte e eles vão dizer para nós: ‘Vocês que gostam de falar vão lá para o sol e nós vamos para a sombra para ouvir vocês e ver quanto tempo vocês aguentam falando no sol’”, descontraiu Lula, para histeria de muitos dos presentes.

Durante o evento o ex-presidente também recebeu várias homenagens. A primeira delas foi concedida pela Câmara de vereadores de Picos: o Título de Cidadania Picoense. A homenagem foi entregue pelo autor do projeto o vereador petista, Wellington Dantas. O parlamentar justificou que a homenagem aconteceu tendo em vista os programas sociais realizados durante os dois Governos de Lula: Luz Para Todos, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, além da expansão dos cursos da Universidade Federal do Piauí (UFP), Campus de Picos, e a criação do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI).

“Muito nos honra também dizer que só na cidade de Picos uma média de três mil famílias hoje tem a casa própria por conta do Programa Minha Casa Minha Vida iniciado pelo Governo Lula. Eu me formei na Universidade Federal na época que eram só dois cursos: Letras e Pedagogia. E somente duzentos e poucos estudantes e vinte e poucos professores. E depois do Governo Lula hoje a Universidade Federal do Piauí dispõe para os nossos filhos de pelo menos onze curso, dentre eles Medicina. Tem também o Instituto Federal que fica a pouco metros de onde estamos. Isso é a transposição do ensino superior de qualidade. O Bolsa Família coloca na cidade de Picos pelo menos R$ 2 milhões de reais, mais até que o FPM [Fundo de Participação dos Municípios]”, enumerou Wellington Dantas.

Em outra homenagem uma orquestra de um coletivo ligado ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), também homenageou o ex-presidente. Na ocasião a orquestra foi batizada com nome da ex-primeira dama já falecida, Marisa Letícia, que era esposa do ex-presidente Lula.

A passagem da “Caravana Lula Pelo Brasil”, no Piauí, continua até a próxima segunda-feira (04). A comitiva chega a Teresina no final da tarde deste sábado e, a partir das 19h00min, participa de um jantar para adesões no Clube APCEF. Neste domingo (03) Lula vai para Altos onde recebe o título de cidadania e participa do ato “Mais Habitação, Mais Cidadania” a partir das 09h00min.

Já na manhã de segunda-feira (04), em Teresina, Lula participa do ato “O Brasil Não Abre Mão do Seu Futuro”, a partir das 10h00min. Em seguida o petista se dirige a Timon, no Maranhão, oportunidade que receberá o Título de Cidadania Timonense. Fechando a programação em solo piauiense Lula retorna a Teresina onde será contemplado com o Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí.

Facebook
Publicidade