Geral
EXPOSIÇÃO
Fotografias de obras realizadas pelo ex-prefeito Bertino Santos serão expostas no Museu Ozildo Albano
11ª Primavera dos Museus acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro
João Paulo - 20/09/2017
Foto/ João Paulo
Até o próximo domingo (25) a visitação será gratuita

Já imaginou um enorme jardim arborizado e florido bem no Centro da cidade de Picos? Pois algo considerado surreal nos dias atuais já foi uma realidade na zona central do município no ano de 1942. "Por ter sido bastante modificada a Praça Félix Pacheco perdeu muito de suas características, mas ela era um jardim público e uma importante área de socialização da sociedade picoense", explicou a funcionária do Museu Ozildo Albano, Bete Albano.

Essa e outras histórias de logradouros públicos municipais serão contadas através de uma exposição fotográfica durante a programação da 11ª Primavera dos Museus que acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro no Museu Ozildo Albano. Denominada de "Tempos de Adalberto de Moura Santos (1938-1945)" a exposição trará fotografias de obras públicas edificadas durante o Governo do ex-prefeito de Picos, Bertino Santos. Este ano o evento tem como tema "Museus e Suas Memórias" 

"A exposição pretende mostrar um pouco das obras que Bertino Santos deixou na cidade e que são pouco conhecidas pelos picoenses. E a ideia dessa exposição surgiu depois que o museu recebeu uma doação de 37 fotografias muito importantes doadas gentilmente por um neto de Bertino Santos, o doutor Luís Airton Santos Júnior, e nós então resolvemos fazer a exposição fotográfica. Nós acrescentamos do acervo mais fotos e ficou um trabalho muito interessante", pontuou Bete Albano, acrescentando que todas as fotografias, que serão expostas, foram feitas pelo fotografo Cristino Varão.

Impressa no folder com a programação da 11ª Primavera dos Museus, a fotografia da inauguração do prédio da prefeitura de Picos, atual sede da Secretaria Municipal de Cultura, estará exposta. Também fazem parte do acervo da exposição fotos do Campo de Aviação, inaugurado em 1939, do Matadouro Público, do calçamento de ruas, o reforço da eletrificação da cidade de Picos e do início das obras de saneamento básico, onde algumas ruas já contavam com esgoto subterrâneo, algo considerado moderno para época.

Nos quatro primeiros dias da exposição, de quinta-feira (21) a domingo (24), não será cobrada dos visitantes a taxa de manutenção, no valor de R$ 2 reais. Só a partir de segunda-feira (25), haverá essa cobrança. A exposição "Tempos de Adalberto de Moura Santos (1938-1945)" continuará em cartaz até o mês de outubro.

Confira a Programação da 11ª Primavera dos Museus

DIA 21/09/2017 (quinta-feira)

16h00min

Abertura Oficial

Exibição do documentário: “Museu Ozildo Albano – Um olhar para sua história”

Exposição fotográfica: “Tempos de Adalberto de Moura Santos” (1938 – 1945)

Local: Sede do Museu Ozildo Albano

DIA 22/09/2017 (sexta-feira)

08h00min/ 17h00min

Visita mediada à exposição fotográfica “Tempos de Adalberto de Moura Santos” (1938 – 1945)

Local: Sede do Museu Ozildo Albano

Facebook
Publicidade