Política
BANCADAS SE UNIRAM
Câmara de Picos não antecipará sessão ordinária que cairá no feriado e novembro começará sem debates no Plenário
Pela terceira vez em um mês Poder Legislativo Picoense não realizará a reunião semanal
João Paulo - 27/10/2017
Foto/ João Paulo
Os parlamentares só voltam aos trabalhos no Plenário no dia 09 de novembro

A base governista e a oposição, na Câmara de vereadores de Picos, deixaram as divergências de lados e se uniram. O motivo: legislar em causa própria. Na sessão ordinária desta última quinta-feira (26), as bancadas decidiram não antecipar para o dia 1º de novembro a reunião semanal que cairia em 02 de novembro, feriado do Dia de Finados. A matéria inclusive foi colocada em votação e aprovada por unanimidade.

O vereador da situação, Chaguinha (PTB), foi o primeiro a informar que a sessão não seria antecipada e que a próxima reunião no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva só seria realizada no dia 09 de novembro. Em seguida o oposicionista Renato (PRP), pediu que a matéria fosse colocada em votação para que a imprensa não falasse mal da Câmara. O parlamentar ainda justificou o porquê da sessão não ser antecipada.

 “É compreensível. Na quinta-feira é feriado do Dia de Finados e todos precisam viajar, se deslocar para as cidades, para o interior, para Canindé, que muitos vão”, justificou Renato.

Em meio a risos e as conversas, que instantaneamente sucederam a aprovação da matéria, o vereador Simão Carvalho (PSD), ainda sem entender, explicou o trivial. “É Dia de Finado. Mas quando a sessão cai em um dia de quinta-feira que é feriado é antecipado para a quarta”, comentou.

Nesse momento o vice-presidente da Mesa Diretora, Rinaldinho (PP), que presidia a sessão, informou que eles haviam aprovado o adiamento da sessão para o dia 09 de novembro. “Quinta-feira é feriado e como tem vários vereadores que vão viajar para visitar seus familiares que estão enterrados em outras cidades, em outros povoados, a sessão da quarta-feira foi adiada para próxima quinta-feira dia 09”.

Renato, que pediu que a matéria fosse colocada em votação, retornou ao debate e deu mais uma justificativa a Simão Carvalho, essa meio inusitada, para que a sessão da próxima semana não fosse antecipada. “Vereador Simão na quarta-feira é Dia de Todos os Santos. Também antigamente era feriado, hoje não é, mas é Dia de Todos os Santos na quarta-feira. Por conta [também] que só a bancada do PTB são quatro [vereadores] que irão viajar para Canindé e Juazeiro. Até o Irmão [José Luís, que diga-se de passagem é evangélico] vai”, argumentou Renato.

Mesmo assim, Simão Carvalho, que na Legislatura passada foi o vereador mais assíduo nas sessões ordinárias, insistiu para que a sessão fosse antecipada então para a terça-feira (31).

No entanto, Simão acabou meio que convencido por uma proposta do vereador, Evandro Paturi (PT). O parlamentar petista sugeriu que ao invés de uma, duas sessões ordinárias fossem realizadas na semana que precede o Feriado do Dia de Finados.

“Eu concordo que haja duas sessões na próxima semana”, frisou o assíduo vereador do PSD. Contudo, logo em seguida Evandro Paturi, com a voz meio “enganchada”, explicou a Simão que seriam duas sessões no mesmo dia. “Para não haver prejuízo nos processos”, colocou.

Com essa aprovação no Poder Legislativo Picoense o mês de novembro começará como o de outubro: sem a realização de sessões ordinárias na Câmara de vereadores.

Mês passado a 18ª Legislatura já havia quebrado a tradição, que vinha sendo seguida nas últimas Legislaturas, de antecipar as sessões quando a data da reunião semanal caísse em um feriado.

A sessão marcada para o dia 12 de outubro, que caiu no feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, não foi antecipada. Uma semana antes, no dia 05 de outubro – data que precedeu o feriado municipal de São Francisco de Assis – a sessão também não foi realizada.

Embora os trabalhos dos vereadores não sejam restritos as sessões ordinárias é nelas que a população toma conhecimento, in loco ou através da transmissão radiofônica, do que realmente está sendo feito de concreto, ou não, em benefício do município picoense.

Facebook
Publicidade