Política
SAÚDE
Medicamentos vencidos são encontrados em depósito da Prefeitura de Picos
Vereadores da oposição gravaram um vídeo mostrando o flagrante de desperdício
João Paulo - 31/10/2017
Foto/ Reprodução
Remédios estavam vencidos há mais de dois anos

Em um ano em que são constantes as reclamações a respeito da falta de medicamentos nos Postos de Saúde da cidade de Picos, vereadores da oposição descobriram que a Prefeitura mantém caixas de remédios armazenadas em um local inapropriado, onde muitos medicamentos inclusive já estão com a data de validade vencida.

O registro foi feito pelos parlamentares, Afonsinho Guimarães (PP), e Toinho de Chicá (PP), que estiveram na semana passada em um depósito do município, na localidade Canto da Aroeira, e gravaram um vídeo para mostrar a situação de desperdício verificada no local.

No vídeo de 01 minuto e 37 segundos, que viralizou nas redes sociais no final de semana, aparecem imagens de caixas de medicamentos com a data de validade vencida há mais de dois anos.

“Medicamentos vencidos”, narra o vereador Afonsinho, responsável pela filmagem.

O vereador Toinho de Chicá também lamentou o desperdício verificado no depósito da Prefeitura.

“Está deixando de servir a população picoense. É desperdício de dinheiro público. Muita gente precisando de medicamento [e acontecendo isso]”, pontuou o parlamentar.

Na sessão ordinária da última quinta-feira (26), o vereador Afonsinho já havia exposto o problema na Tribuna da Câmara de vereadores.

Na ocasião ele isentou a atual secretária municipal de Saúde, Socorro Carvalho, pelo desperdício.

"Sei que não é [culpa] da secretária atual, porque a data de vencimento dos medicamentos é de 2016. E eu como farmacêutico sei que o único lugar que  não poderia ter caixas de medicamentos era naquele local. E esses medicamentos por que foram perdidos? Por que não foram entregues nos Postos de Saúde? Fica a pergunta", salientou o vereador.

No local os vereadores também constataram o furto de vários equipamentos como 19 centrais de ar condicionado que seriam instaladas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), além de pneus e peças de motores de automóveis.

Segundo o vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, Rinaldinho (PP), no dia 09 de outubro funcionários da Secretaria Municipal de Saúde foram ao depósito, constataram que os equipamentos foram furtados e fizeram um Boletim de Ocorrência na Central de Flagrantes.

No entanto, o parlamentar da base de apoio ao Palácio Coelho Rodrigues não comentou a respeito dos medicamentos vencidos encontrados no depósito.

O Procurador do Município, advogado, Maycon Luz, se pronunciou sobre os vídeos e classificou as denúncias dos vereadores da oposição como de caráter político.

Facebook
Publicidade