Municípios
NEGOCIAÇÃO
BNB reúne agricultores e trata sobre descontos e renegociações de empréstimos rurais em Caldeirão Grande
O encontro que aconteceu no auditório municipal, foi aberto pelo secretário de Agricultura, Gláuber Ramon Sousa Marques, que falou sobre a importância da reunião
Da Redação - 08/11/2017
Foto/ Piauí em Foco

Uma equipe do Banco do Nordeste, agência de Araripina-PE, esteve na manhã desta segunda-feira, 06, reunido com agricultores do município Caldeirão Grande do Piauí para tratar sobre a Lei 13.340/16 que concede descontos de até 95% e renegociação de dívidas rurais.
Dentre as vantagens concedidas ao agricultores estão, a renegociação de dívidas contratadas em 2012 até 2016; Pagamentos a partir de 2021; Sem o cômputo de multa, mora ou quaisquer outros encargos por inadimplemento ou horários advocatícios; e Manutenção de bônus.
A ação é um iniciativa da Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria de Agricultura que buscou junto ao Banco do Nordeste uma parceria para que a reunião fosse realizada no município.

O encontro que aconteceu no auditório municipal, foi aberto pelo secretário de Agricultura, Gláuber Ramon Sousa Marques, que falou sobre a importância da reunião. “A lei oferece descontos, renegociação e disponibiliza uma nova linha de crédito, e agente entende que diante da crise que passa o País, temos que buscar alternativas para desenvolver a economia do município, e esse é caminho, pois nossos agricultores poderão estar quitando suas dívidas, podendo fazer um novo empréstimo. Através de um dos programa do BNB, o AgroAmigo, movimentou em Caldeirão Grande, entre 2007 a 2017, mais de um milhão de reais, ou seja movimentando o meio rural e aquecendo nossa economia”, explicou.

A reunião foi coordenada pela gerente geral da agência do Banco do Nordeste em Araripina Allyany Hipólito, que explanou sobre os benefícios da Lei 13.340/2016, como a renegociação de dívidas contratadas no BNB, e dá descontos de até 95% aos produtores rurais prejudicados pela seca.

Para o gerente, essa é uma oportunidade ímpar dos produtores rurais liquidarem suas operações com descontos podendo ainda fazer um novo empréstimo. Segundo ela, o objetivo da reunião divulgar a lei para garantir o direito adquirido, tendo em vista, que o benefício poderá ser obtido somente até 29 de dezembro deste ano.

“Sabemos que os agricultores passaram por uma seca muito grande e não tiveram como pagar seus empréstimos, não porque não quisessem, mais por conta da estiagem então o governo federal disponibilizou essa lei, oportunidade única para os agricultores liquidar suas dividas junto a banco, podendo fazer um novo empréstimo, que trás benefício para o município, movimentando a economia do município ”, disse a gerente.

Allyany explicou que o agricultor que contratou a operação financeira até o ano de 2006, os descontos são de até 95% da dívida. Para aqueles que contrataram entre 2007 e 2011, o desconto é de até 50%. E aqueles que não tiverem condições de liquidar as suas operações, a Lei também dá a oportunidade para que façam renegociação.

Na oportunidade, o agricultor do município, Matias Nilton Ramos, se manifestou e disse que a lei que é uma excelente oportunidade e que deve ser aproveitadas pelos demais agricultores. “Minha dívida com Banco no Nordeste era de mais R$ 13 mil reais, com desconto oferecido pela Lei, paguei somente pouco mais de R$ de 600 reais”, afirmou.

Após os pronunciamentos, a equipe do Banco do Nordeste tirou dúvidas dos agricultores. Além dos agricultores, participaram também da reunião, todos os vereadores de Caldeirão Grande, o gerente de suporte de recuperação de crédito, Carlos Silva, o gerente de negócios pronaf, Aurismar Pinho e representante do Agroamigo, Júlio Cesar.

Piauí em Foco

Facebook
Publicidade