Esporte
CAMPEONATO BRASILEIRO
Karatecas picoenses buscam apoio para participar de campeonato em São Paulo
Atletas não receberam nenhum incentivo por parte do poder publico municipal para participar da competição
João Paulo - 10/11/2017
Foto/ Arquivo ASKAPI
Arncanjo e os atletas, João Paulo e Vanessa Costa

Não bastasse a dura rotina de treinamentos e lutas que tem de conviver diariamente, jovens e vitoriosos nomes do karatê da cidade de Picos têm enfrentado um adversário mais difícil para garantir a participação em competições: a falta de recursos que banquem viagens e estadias. Nem mesmo o fato de levarem o nome do município pelo Brasil e pelo mundo é levado em consideração principalmente pelo poder público municipal, de quem deveria partir o maior incentivo ao esporte amador.

“Infelizmente até o momento o poder público não se manifestou para nos apoiar nesse evento. É lamentável falar isso, mas até o momento não temos apoio do poder público”, lamentou o professor e presidente da Associação de Karatê de Picos (ASKAPI), Francisco Arcanjo. Na próxima terça-feira (14) ele e mais três atletas pegam um voo para a cidade de São Paulo onde será realizado o Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos 2017, competição que acontecerá de 15 a 19 no Ginásio do Ibirapuera.

Por conta das dificuldades financeiras apenas três atletas de Picos participaram da competição. São eles: o campeão Pan-americano, João Paulo, que competirá na categoria juvenil, a campeão Norte/ Nordeste, Júlia França, que disputará na categoria infanto-juvenil e a vice-campeã Norte/ Nordeste na categoria adulto, Vanessa Costa. Sem ajuda da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Francisco Arcanjo elaborou um projeto e desde o início do ano corre atrás da iniciativa privada para garantir a participação dos karatecas nesta importante competição nacional.

"Confesso que não está sendo fácil conseguir apoio devido à crise no nosso país. É uma batalha muito árdua com muito sacrifício para conseguir verba para custear as despesas desses garotos. Conseguimos levantar uma quantia em dinheiro para as passagens aéreas ida e volta, estadia, alimentação e inscrição. É uma despesa muito elevada, serão quatro dias em São Paulo, mas graças a Deus hoje os empresários daqui de Picos já nos enxergaram com outros olhos e muitos estão nos apoiando. E a gente faz o apelo para que quem quiser nos apoiar nos procure na academia ASKAPI no Posto “BB”, na Avenida Severo Eulálio ou no telefone 99979-9525, que a gente aceita qualquer quantia e a gente retribui com divulgação. Já conseguimos um apoio, mas ainda não é o suficiente e precisamos de mais recursos para custear todas as despesas", pontuou Francisco Arcanjo.

Várias empresas, instituições e pessoas físicas estão apoiando a participação da equipe de karatê da ASKAPI no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos 2017, que acontecerá em São Paulo. Entre elas estão o Portal e Jornal O Povo, Asconta Assessoria Contábil, Brilho Odonto (Dr. Bruno, Dr. Karoline Rocha), Visiomed (Dr. Cristiane Bandeira e Ramon Eulálio), Clinical Center (Alexandre Campos e Wecilândia Campos), Dr. Lucas Carvalho, Prefeitura Municipal de Dom Expedito Lopes, Loja Maçônica Frei Caneca Nº 14 Oriente de Picos, Rotary Club de Picos, Óticas Riveliny, Dr. Leonardo Maia (Endócrinologista), Subsecção da OAB de Picos, Moto Moura, MaxTrainig Academia, Physical Academia, Cristiano Feitosa e Colégio Machado de Assis.

Facebook
Publicidade