Geral
VIDAL DE FREITAS
Escola picoense é arrombada nove vezes
Todos os computadores do colégio já foram furtados pelos criminosos
Da Redação - 11/01/2018
Foto/ .piaui2.pi.gov.b
Professores compraram câmeras de segurança para o colégio

A criminalidade que há tempos assola Picos não poupa nem mesmo um local que, a exemplo dos templos religiosos, deveria ser "sagrado". Nos últimos anos vários estabelecimentos escolares foram alvos de arrombamentos e furtos no município picoense. Nas ações os criminosos furtam desde itens da merenda escolar a aparelho eletrônicos utilizados na aprendizagem dos alunos, como computadores e retroprojetores.

Um caso clássico que comprova que esse tipo de crime tem aumentado bastante na cidade ocorre na Unidade Escolar Polivalente Desembargador Vidal de Freitas. Nos últimos três anos a tradicional escola estadual, localizada na Rua Paulo VI no bairro Bomba, foi arrombada e furtada absurdas nove vezes. Só nos primeiros dez dias de 2018 já foram três arrombamentos.

Para se ter um ideia da dimensão dos transtornos causados por essa onda de furtos, hoje o colégio Vidal de Freitas não conta sequer com um único computador. Todos os computadores da escola foram furtados ao longo dos nove arrombamentos que ocorreram desde 2015. A falta dos equipamentos tem atrapalhado bastante o trabalho dos profissionais que lecionam e fazem parte da direção da unidade escolar.

"A gente trabalha trazendo notebook de casa porque a escola não dispõe de nem um computador. A escola já é penalizada por natureza e agora esses arrombamentos levando todos os equipamentos de trabalho. Quando levaram os computadores levaram todos os arquivos e até hoje nós nunca recuperamos um arquivo da escola. A gente vem tentando montar outro arquivo na escola porque eram nos computadores que ficavam os nossos arquivos", lamentou a Diretora, Maria da Cruz Cardoso.

Todos os nove arrombamentos aconteceram durante a noite. A Diretora explicou que os vigilantes não ganham adicional noturno por isso permanecem no Vidal de Freitas somente até as 22h30min. Maria da Cruz disse também que sempre fez os Boletins de Ocorrências, mas até agora a polícia civil não conseguiu recuperar nada.

"Pela primeira vez mandaram um perito aqui na escola no penúltimo arrombamento [ocorrido no final de semana]. Mas até então a gente nunca tinha visto um perito na escola para fazer a perícia dos arrombamentos", completou.

Indignados com a insegurança, professores da Unidade Escolar Vidal de Freitas se mobilizaram e adquiriram duas câmeras de segurança. Os equipamentos custaram mais de R$ 1.500,00 reais. O objetivo da aquisição é coibir as ações criminosas e identificar os suspeitos dos constantes furtos na escola.

Facebook
Publicidade