Municípios
INTEGRAÇÃO
Palestra com Isaque Folha abre o ano letivo em Caldeirão Grande do Piauí
Prefeito João Vianney esteve presente no evento
Da Redação - 01/02/2018
Foto/ Cidades na Net

A Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, na tarde desta terça-feira, 31, no auditório Maria Santa de Alencar, o evento de abertura do ano letivo de 2018 na Rede Municipal de Ensino.

Destaque para a palestra com o tema “Relacionamento sustentável: preservando o meu ambiente”, ministrada pelo conceituado professor conferencista Isaque Folha, pedagogo pós-graduado em psicopedagogia e educação infantil, músico e escritor.

O foco da palestra foram as relações interpessoais. O objetivo, promover a integração dos profissionais que atuam na Educação – gestores, professores, administrativos e serviços gerais -, fortalecer as práticas educativas e a socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes, além de preparar e motivar os profissionais para receberem os cerca de 1,2 mil alunos que retornarão às aulas no dia 06 de fevereiro nas oito unidades de ensino, do maternal ao 9º ano do Fundamental.

Folha alertou para o duplo sentido das cantigas infantis. “A maioria das cantigas de roda tem um apelo que não é adequado à educação de uma criança. Não dá pra continuar incitando a violência e tratar as pessoas como objeto. Muitas canções ensinadas na escola e no seio familiar tem esse caráter, como se não tivesse problema algum”, disse, cantando novas versões dadas por ele às cantigas.

Na palestra, que durou cerca de três horas, Isaque apontou a música como um importante recurso didático, interagiu com o público, contou piadas e retratou em suas canções inúmeras experiências na lida com crianças, jovens e adultos, tudo de forma vibrante, envolvente e dinâmica.

(Prefeito João Vianney)

Presente em todo o evento, o prefeito João Vianney de Sousa Alencar parabenizou o professor Isaque Folha pela palestra. “Essa palestra chegou em um bom momento, tendo em vista que estamos iniciando o ano letivo 2018 com perspectivas de mudanças, mudanças para melhorar a educação de Caldeirão, e para isso, precisamos focar não apenas em infraestrutura, mas no pessoal. O objetivo é melhorar o ambiente escolar, a partir das relações interpessoais entre os servidores da educação entre si, e para com os alunos. A nossa expectativa é que essa palestra tenha ficado na mente e no coração dos nossos educadores e demais servidores”, disse.

O gestor do município falou sobre outras medicas que estão sendo adotadas com vista na melhoria do ensino e aprendizagem, destacando, dentre outros, o processo de nucleação das escolas, um trabalho que foi iniciado em 2013, em sua primeira gestão. Segundo Vianney, o município reduziu de 18 para 8 o número de escolas. A perspectiva é reduzir para 5, afirma o prefeito.

Uma das estratégias com a redução do número de escolas e acabar com o ensino multisseriado, organização de ensino na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental, simultaneamente, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes. “Estamos trabalhando incansavelmente para abolir essa modalidade em nosso município. Com o nucleamento das escolas, nós vamos dividir os alunos por série e oferecer melhores condições para os alunos e professores”, pontuou o prefeito.

Após a palestra, foi realizado um segundo momento, que contou com a participação do prefeito Vianney e do assessor jurídico do município, Dr. Maycon Luz. Na ocasião, foi apresentada a equipe gestora da Educação, divulgada a lotação dos professores e o calendário de pagamento, além de anunciada a implantação do piso salarial do magistério. “Demos o reajuste de acordo com o piso nacional, de 6,81%. O reajuste já foi decretado e nesta quarta-feira (31) nós vamos estar pagando todos os docentes com o novo piso e com o terço de férias do mês de janeiro”, finalizou o prefeito.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade