Municípios
EDUCAÇÃO
Em Fronteiras, prefeita Maria José e secretária Verônica visitam obras de construção de Creche modelo
O novo Centro de Educação Infantil está sendo construído a partir de um convênio firmado entre o município e o Ministério da Educação
Daniela Meneses - 16/04/2018
Foto/ PM

Promover o bem estar social e fazer diversos investimentos em obras na cidade e no interior, tem sido o objetivo da prefeita do município de Fronteiras, Maria José Ayres de Sousa – MDB e toda sua equipe. Desde que assumiu seu mandato no dia 1º de janeiro de 2017, a gestora já realizou diversas ações, reiniciou obras importantes, que estavam até então paradas e tem lutado para desenvolver um município melhor a cada dia.

O exemplo disto, é a construção de uma Creche Modelo, que está sendo implantada no Bairro Guarani, na zona urbana de Fronteiras, o espaço atenderá toda a demanda de alunos da Educação Infantil da sede do município.

A construção foi iniciada ainda na gestão anterior, mas ao assumir o Executivo Municipal, Maria José encontrou a obra paralisada, sem liberação de recursos e com um série de problemas burocráticos. Ao nomear a secretária de Educação Verônica Ribeiro, o processo de aquisição de recursos foi encaminhado e desde então as obras  estão em ritmo acelerado.

O novo Centro de Educação Infantil está sendo construído a partir de um convênio firmado entre o município e o Ministério da Educação, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e município.

Na Creche, modelo padrão do FNDE, tipo 1, estão investidos 1 milhão e oitocentos mil reais. O novo espaço tem capacidade para atender centenas de alunos. É dotada de ambientes climatizados, essenciais para a aprendizagem das crianças, como salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das áreas administrativas e de serviço.

Na manhã da última terça-feira, 10, a prefeita Maria José, acompanhada da secretária municipal de Educação, professora Maria Verônica Ribeiro e do secretário de Governo Robert, visitaram as obras da Creche que estão em fase de conclusão.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, a prefeita falou dos importantes benefícios da nova obra. “Fico muito feliz, até porque como educadora que sou para mim é uma obra que muito me dignifica, como também, proporciona ao município, atendimento às crianças de menor idade no que diz respeito a um espeço físico – à creche, organizar um ambiente desse com certeza é de grande relevância para todos, até porque nós vamos acomodar todas as crianças do nosso município em um local só”.

Maria José ressaltou os obstáculos enfrentados ao assumir a gestão e reiniciar as obras de construção da creche. “Os obstáculos foram muitos,  quando recebemos essa obra, ela estava apenas com 10% construída, e ainda com a documentação toda irregular, como de fato ainda hoje consta de irregularidades e que a agente está a todo custo trabalhando diuturnamente para que possa solucionar essa situação da melhor forma possível. Hoje, a Creche está praticamente pronta, estamos com 90% da obra já concluída. Vamos portanto deixar registrado na história, o benefício para o povo, esse é o nosso pensamento, é a nossa ideia e é o que nós sempre queremos – o melhor para o nosso município”.

Sobre a inauguração, Maria José, afirmou a nossa reportagem que pretende entregar ainda este ano o benefício a comunidade.

A secretária Verônica, também foi entrevistada e relatou sua satisfação. “Eu me sinto profundamente feliz em ver que nós que fazemos a gestão, mesmo com muitas dificuldades, e contratempos para tentar tirar as pendências dessa obra. Estamos vendo o resultado. Esta certamente é uma obra de importância fundamental para a educação em Fronteiras, aqui nós vamos poder reunir todos os alunos da Educação Infantil e temos mais condições de receber crianças menor de 2 anos, porque aqui nós já temos uma estrutura montada com berçários, para as crianças, também o próprio lazer, aqui nós temos uma área muito boa para colocar playground brinquedos infláveis, tem logística para que isso funcione bem, e a gente fica muito feliz que a gestão da prefeita Maria José seja responsável por construir e futuramente  entregar uma obra do porte dessa Creche para o povo fronteirense”.

Indagada sobre o nome da nova Creche, Verônica disse que ainda será enviado um projeto a câmara de vereadores para aprovação. Ainda questionada sobre o sucesso do seu trabalho na Educação e o resultado do prêmio Marcas Vitoriosas, que o escolheu através de opinião publica, a melhor secretária da gestão de Maria José, Verônica foi enfática. “Agradeço a generosidade do povo que votou e me escolheu, mas o mérito não é meu, é da prefeita que me dá condições. Eu só estou executando o trabalho, mas com todo o apoio com toda a logística e autonomia que ela me dá, portanto o prêmio é dela”.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade