Geral
RELIGIOSIDADE
5ª Caminhada Umbandista é realizada em Picos
Durante o evento foi instituída a coordenação da Renafro no município
João Paulo - 14/05/2018
Foto/ Portal O Povo
Caminhada contou com a participação de um Diácono da Igreja Católica Apostólica Brasileira

Pelo quinto ano consecutivo dezenas de adeptos da umbanda, de todas as idades, saíram nas ruas da cidade de Picos, no dia 13 de maio, para participar da tradicional Caminhada Umbandista. A quinta edição o evento foi realizada na manhã deste último domingo. A concentração aconteceu na Praça do Sagrado Coração de Jesus e o encerramento na Praça Josino Ferreira, em frente ao Museu Ozildo Albano.

CONFIRA AS IMAGENS

Um dos objetivos da Caminhada Umbandista, segundo a organização, é pedir mais respeito e tolerância com a diversidade religiosa. O Pai de Santo, Edson de Iansã, lembrou que em Picos ainda há muita discriminação contra os praticantes das religiões de origem africana. Para ele, os umbandistas devem ser vistos com bons olhos.

“Porque nós trabalhamos é pelo bem, no amor e na caridade. E esse é um dia bem importante para a gente porque foi nessa data que os nossos ‘Pretos Velhos’ foram libertos. E hoje nós pedimos que a sociedade seja libertada dessa discriminação que ainda existe contra as religiões de matriz africana”, pontuou o Pai Edson de Iansã.

Uma das surpresas da 5ª Caminhada Umbandista de Picos foi a participação de uma Diácono. Carlos Leal é da Igreja Católica Apostólica Brasileira. Ele destacou que esse foi um momento de fraternidade e de celebrar principalmente os pontos que unem as duas religiões.

“Se formos fazer uma reflexão existem mais pontos que nós unem do que aquilo que nos divide. Então porque não celebrar o que nos une? A igualdade entre as religiões, a questão do apoio a diversidade, a questão da valorização dos direitos humanos, a questão também da tolerância, da valorização da cultura negra, africana, de raiz. Tudo isso nós comungamos e tudo isso devemos celebrar juntos, pois é acima de tudo um momento ecumênico, é um momento de festejarmos e de fazermos uma reflexão para vermos aquilo que ainda não está sendo colocado em prática”, ponderou o Diácono, Carlos Leal.

No encerramento da 5ª Caminhada Umbandista foi realizada uma grande roda de umbanda onde foram entoados vários cânticos e orações, acompanhados dos sons de um atabaque e um berimbau. Com as vestimentas características, além de muita alegria e entusiasmo, os adeptos da religião africana deram uma verdadeira demonstração de fé em praça pública. Mãe Eufrazina de Iansã, da cidade de Teresina, frisou que o momento foi de socialização.

“E axé, sarava para vocês, motumbá. A benção os meus mais velhos, a benção os meus mais novos. Que a nossa umbanda sagrada possa sempre iluminar os nossos caminhos. Axé meu povo”, despediu-se Mãe Eufrazina de Iansã.

Atualmente Picos possui cerca de 80 terreiros de umbanda. Em breve todos devem ser catalogados pela Renafro (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras). Pai Edson de Iansã foi escolhido o coordenador da Renafro no município e Mãe Jandira de Imeanlá foi escolhida a vice-coordenadora.

Facebook
Publicidade