Municípios
18 DE MAIO
Monsenhor Hipólito se mobiliza no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente
Uma passeata foi realizada pelas ruas do município
Da Redação - 23/05/2018
Foto/ CG Notícias
Crianças, educadores, conselheiros tutelares, gestores e profissionais que atuam na rede de proteção dos menores, também participaram da caminhada

A Prefeitura Municipal de Monsenhor Hipólito, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Tutelar, o Centro de Referência Especializado de Assistência (CREAS) e o Centro de Referencia a Assistência Social (CRAS), realizou uma caminhada na tarde da última sexta-feira,18, Dia D da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças de Adolescentes.

Com o tema “18 ANOS DA CAMPANHA DO 18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, a ação teve como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e conscientizar toda a sociedade, convocando-a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A passeata teve início na Av. Manoel Bezerra, ao lado da Igreja Matriz de Santa Ana, e percorreu as principais avenidas e ruas de Monsenhor Hipólito. Cartazes e faixas foram elaborados e conduzidos por crianças e adolescentes, com mensagens que pediam o fim da exploração e mobilizando a população a denunciar no disque 100.

Crianças, educadores, conselheiros tutelares, gestores e profissionais que atuam na rede de proteção dos menores, também participaram da caminhada.

Além da passeata, o município, por meio do Conselho Tutelar e do CREAS realizou durante o mês de maio, em todas as escolas da rede municipal e estadual de ensino, palestras alertando contra esse tipo de violência que pode se manifestar de diversas formas.

(Foto/ CG Notícias/ Passeata teve uma grande participação)

A Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), Marília Cinthia de Sousa, falou que as ações da campanha foram articuladas em todas as escolas do município. ”A campanha 18 de maio, foi uma campanha imensa esse ano, há 18 anos que o nosso município realiza essa ação, onde articulamos com todas as escolas do município, com um apoio imenso da Secretaria de Educação, onde a gente de fato desenvolve essas ações que é nas escolas, onde está o nosso público alvo ,que são as crianças e adolescentes“.

Marília disse que foi uma bela caminhada, e avaliou a culminância das ações de forma positiva. “O projeto, assim como a campanha foi um sucesso, pois conseguimos atingir nossos objetivos, enquanto ações nas palestras desenvolvidas nas escolas e também com o publico alvo na caminhada, nessa passeata estavam todos presentes, foi uma bela caminhada, todo o município dizendo não a violência contra crianças e adolescentes”, finalizou.

A presidente do Conselho Tutelar, Maria Josefa Sá (Lorinha), fez os agradecimentos a todos os participantes do evento e relatou que o objetivo principal da campanha é fortalecer essa movimentação de combate a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. “A gente começou dia 02 de maio, realizando palestras educativas em todas as escolas do município, foi um trabalho árduo, cansativo, mas foi muito compensador. Tivemos muita participação, e fomos muito bem recepcionadas em todas as instituições, Agradecemos a Secretária de Assistência Social, Dona Eneide Modesto, que por motivos familiares não pôde estar presente aqui na caminhada, mas que deu todo o apoio e suporte para a realização dessa campanha. E hoje com a culminância do evento, encerramos com as expectativas dentro do esperado, trabalhamos bastante, e ficamos com a sensação de dever cumprido”.

Estiveram presentes do evento os Secretários (as) Municipais Gardênia Bezerra (Educação), Ernandes Bezerra (Cultura); Equipe do CREAS, Marília Cinthia de Sousa (Presidente do CMDCA), Francisca Jacira (Assistente Social), Ítalo Alexandre Alves (Psicólogo), Karla Nadja Bezerra e Janaina de Sousa; Conselheiros (as) tutelares Maria Josefa Sá, Lorinha (Presidente), Antônia Francinete de Oliveira Lima, Antônio Samuel Hipólito, Gildevan Manoel de Oliveira e Francisca Paula dos Santos; Equipe do CRAS, sob a presidência de Dejane Bezerra, Equipe do Programa Criança Feliz; Isabel Feitosa, Presidente do STR, e diretores e educadores da rede municipal e estadual de ensino.

(Foto/ CG Notícias/ Tambem participaram representantes de entidades que defendem os direitos das crianças) 

CG Notícias

Facebook
Publicidade