Geral
TRANSFERÊNCIA TRAILERS
Iata dá ultimato a comerciantes e avisa que haverá embargo e recolhimento de trailers que permanecerem nas praças
Secretário disse ainda que a inauguração do "Point Beira Rio" está marcada para o dia 02 de julho
João Paulo - 11/06/2018
Foto/ Portal O Povo
Apenas um estabelecimento foi transferido até agora para a Avenida Beira Rio

A Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues, sede da Prefeitura de Picos, voltou a ser palco de um encontro tenso entre o secretário municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Iata Rodrigues, e vendedores ambulantes que possuem trailers ou barracas nas Praças Felix Pacheco e Josino Ferreira. Novamente a pauta da reunião, realizada na manhã desta segunda-feira (11), foi a transferência dos comerciantes do Centro para o "Point Beira Rio", na Avenida Beira Rio, no bairro Boa Sorte. Insatisfeitos com a decisão do município, ao menos dois autônomos saíram antes do término do encontro.

A comerciante, Maria dos Remédios Pacheco Damasceno, que tem um trailer na Praça Josino Ferreira, foi uma das duas pessoas que saiu antes que a reunião terminasse. Ela disse que não irá para a Avenida Beira Rio.

"E tirar o trailer da praça eu não vou tirar, se eles estão com essa posição da gente ficar na praça só até o dia 02 de julho eles que tirem e coloquem onde quiser, porque eu não vou para Beira Rio, lá não dá certo. Eles estão simplesmente querendo tirar os trailers e jogar para lá e depois esquecem essas pessoas lá. Lá não vai vender nada, as pessoas que dependem dos trailers vão passar fome. A população que vem de outros lugares aqui para Picos o fluxo é no Centro, pois eles veem é para uma clínica, para um banco, daí lancham, tomam um caldo. Vocês acham que essas pessoas vão a pé lá para o point que eles falam? Não vão. Eu falo em meu nome e em nome do meu marido Pepeu, que nós estamos determinados que não vamos para lá", desabafou.

Quem também decidiu adotar esse posicionamento foi o comerciante, Luís Araújo Santos. Há quatro meses ele investiu todas as suas economias, cerca de R$ 16 mil reais, na aquisição de um trailer na Praça Josino Ferreira. O ambulante lamenta a medida da Prefeitura de Picos.

"Vou ter que fechar ou mandar eles derrubar e acabar logo com isso. A gente mesmo não vai fazer nada porque já comprou, já gastou. O sentimento é muito ruim para gente porque a pessoa gasta um tanto de dinheiro desse e depois perde, sem nenhum motivo. A gente está é ajudando porque serve de vigia para praça e para fazer a limpeza e aí ainda eles querem tirar. É triste", lamentou.

No mesmo barco que Maria dos Remédios e Luís Araújo, a comerciante, Edivânia Pereira, há seis anos tem um trailer na Praça Josino Ferreira. Ela falou que está se sentindo coagida a sair do local de onde tira o sustento da família. "Estou me sentindo obrigada a trabalhar assim no nosso estabelecimento. Não gostei. Sou completamente contra. Não só eu como os demais que atuam nesse seguimento".

Amparado pelo Código de Postura do Município, o secretário municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Iata Rodrigues, colocou que a transferência dos trailers do Centro para a Avenida Beira Rio é irreversível.  O gestor avisou que o “Point Beira Rio” será inaugurado no dia 02 de julho, durante a programação no São João de Picos. Iata frisou que quem concordar com a medida terá ajuda da Prefeitura para transportar o trailer. Por outro lado, ele alerta que para o ambulante que insistir em permanecer nas Praças o tratamento será outro.

(Foto/ Portal O Povo/ Iata disse que medida é irreversível)

“Nós estamos preparando um ato administrativo comunicando através da Procuradoria do Município a data de retirada. Passada essa data a secretaria vai embargar o funcionamento de cada um dos trailers que resistirem. Se nos dias seguintes por ventura alguém descumprir nós não vamos mais para conversar nós já vamos com o poder de polícia para fechar e vigiar. E se percebermos que não vão respeitar a Lei a Prefeitura vai lá remover todos esses trailers que resistirem, guardar em um depósito do município e para receber de volta vai ter que pagar multas e vão responder a um processo administrativo”, comunicou Iata.

Na Avenida Beira Rio a construção do “Point Beira Rio” prossegue. Dois portais já foram erguidos no local e funcionários da secretária municipal de Obras, Habitação e Urbanismo estão construindo dois banheiros. Apena um trailer já foi transferido e a expectativa é que entre 15 e 20 estabelecimentos desse tipo funcionem na “praça de alimentação”.

Reunião no Ministério Público Estadual

Após realizarem uma passeata pelo Centro de Picos, no último dia 05 de junho, uma comissão dos proprietários de trailers das Praças Felix Pacheco e Josino Ferreira foi recebida pela Promotora Pública da 1ª Promotoria de Picos, Romana Leite Vieira. Na oportunidade, depois de ouvi-los, a membro do MPE, convocou uma reunião no auditório do Ministério Público, para a próxima quinta-feira (14), a partir das 14h00min.

Em entrevista a nossa reportagem a Promotora adiantou que apresentará um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), recomendando ao município a revitalização das praças municipais e a manutenção dos comerciantes nesses logradouros públicos. “Para que o município, caso queira, possa se ajustar no intuito de revitalizar as praças municipais e alocar esses comerciantes de forma regular, conforme a Lei, dentro desses espaços públicos”, explicou a Promotora, Romana Leite.

(Foto/ Portal O Povo/ Local terá capacidade para até 20 trailers)

Facebook
Publicidade