Política
BIÊNIO 2019/ 2020
Após pedido de urgência, eleição da Mesa Diretora da Câmara já acontece quinta-feira (28)
Prazo para registro de Chapas termina às 13h00min desta quarta-feira (27)
João Paulo - 26/06/2018
Foto/ Portal O Povo
Chapa de consenso poderá ter três vereadores governistas e dois da oposição

Não deu tempo nem a vereadora oposicionista, Valdívia Santos (PRP), questionar a antecipação da eleição da Câmara vereadores, em quase seis meses, que os integrantes da Mesa Diretora já marcaram a data da votação.

Conforme Edital de Convocação, publicado na página 151 da Edição do Diário Oficial dos Municípios desta terça-feira (26), a eleição para escolha dos membros da Mesa Diretora, biênio 2019/ 2020, acontecerá na sessão ordinária que será realizada na tarde da próxima quinta-feira (26).

Os vereadores interessados em participar da disputa podem se inscrever até às 13h00min desta quarta-feira (27), na sede da Câmara Municipal.

A antecipação em quase seis meses da eleição da Câmara foi proposta por um grupo de oito parlamentares da base governista que apresentou Projetos de Emendas a Lei Orgânica do Município e ao Regimento Interno da Câmara, matérias essas votadas e aprovadas em regime de urgência em duas sessões realizadas na última quinta-feira (21).

Entre os que propuseram a mudança estão o presidente da Casa, Hugo Victor (MDB) e os vereadores, Antônio de Moura (PC do B), Dalva Mocó (PTB), Evandro Paturi (PT), José Luís (PTB), Rinaldinho (Progressistas), Severino Luz (PDT) e Simão Carvalho Filho (PSD).

Durante a votação eles também receberam o aval de Afonsinho Guimarães (Progressistas), Chaguinha (PTB), Dedé Monteiro (PPS), Toinho de Chicá (Progressistas) e Wellington Dantas (PT), totalizando 13 votos a favor da antecipação da eleição Mesa Diretora da Câmara.

Somente dois vereadores votaram contra, Renato (PRP) e Valdívia Santos (PRP).

Para justificar a antecipação, entre outras coisas os vereadores alegaram de que a crise financeira de 2017 afetou as finanças da Câmara de vereadores de Picos e que estão seguindo os modelos adotados pelo Poder Legislativo de Teresina e pela Alepi (Assembleia Legislativa do Estado do Piauí).

Com a alteração da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara a eleição para 2º biênio do Poder Legislativo Picoense, que acontecia sempre na última sessão do ano, agora será realizada até o encerramento dos trabalhos referentes ao primeiro semestre do último ano do 1º biênio.

Chapas

O atual presidente da Mesa Diretora Câmara de vereadores, Hugo Victor (MDB), anunciou que concorrerá a reeleição e está tentando costurar uma chapa de consenso.

Informações apuradas pela nossa reportagem apontam que a chapa encabeçada pelo emedebista deverá ter como candidato a primeiro vice-presidente, o vereador, José Luís (PTB), além da manutenção do nome Wellington Dantas (PT) como primeiro secretário.

Nessa tentativa de consenso os ocupantes das outras duas vagas restantes, de segundo vice-presidente e segundo secretário, seriam indicados pela bancada oposicionista.

Por outro lado o vereador da oposição, Renato Ibiapina (PRP), disse que a bancada, que é formada por cinco parlamentares, só definirá seu posicionamento na eleição da Mesa Diretora após uma reunião que vai ser realizada na manhã desta quarta-feira (27). 

Facebook
Publicidade