Política
REVIRAVOLTA
PTB se alia a oposição e lança José Luís como candidato a presidente da Câmara de Vereadores
Os vereadores petebistas Chaguinha e Dalva Mocó também fazem parte da Chapa
João Paulo - 27/06/2018
Foto/ Portal O Povo
Eleição da Mesa Diretora acontecerá nesta quinta-feira (28)

Reviravolta na disputa da eleição antecipada da presidência da Mesa Diretora Câmara de vereadores de Picos. O voo solo do presidente da Casa, Hugo Victor (MDB), rumou à terceira reeleição enfrenta uma “forte turbulência” a apenas um dia da votação interna. O PTB, partido da base governista, se aliou a aposição e lançou o vereador, José Luís Carvalho (PTB), como candidato a presidente do Poder Legislativo Picoense.

A chapa encabeçada por José Luís também é composta pelos vereadores, Afonsinho Guimarães (Progressistas), candidato a 1º vice-presidente, Dalva Mocó (PTB), candidata a 2ª vice-presidente, Toinho de Chicá (Progressistas), candidato a 1º secretário e Chaguinha (PTB), candidato a 2º secretário. A chapa foi registrada as 10h00min na Secretaria da Câmara. O registro foi feito pelo Secretário Geral da Câmara Municipal de Picos, João Marcos Rufino.

Atualmente a oposição picoense conta com cinco parlamentares: Afonsinho Guimarães (Progressistas), Dedé Monteiro (PPS), Renato (PRP), Toinho de Chicá (Progressistas) e Valdívia Santos (PRP). Já o PTB detém três assentos na Câmara ocupados pelos vereadores Chaguinha, Dalva Mocó e José Luís. Nesse novo cenário essa aliança entre petebistas e oposição chega a eleição do Poder Legislativo com maioria, oito votos, e caso não haja mais nenhuma reviravolta, José Luís deve ser eleito o novo presidente, haja vista que a Casa conta com 15 parlamentares.

Os analistas de plantão acreditam que essa votação pode ser superior e chegar aos nove votos em favor de José Luís. Isso porque o vereador em exercício, Severino Luz (PDT), que é o segundo suplente da coligação, “Juntos para continuar crescendo”, que assumiu o mandado em maio deste ano no lugar de Carlos Luís (PSDB), embora seja da base governista faz parte do grupo do ex-prefeito José Neri de Sousa. Nos corredores da Câmara de vereadores inclusive comenta-se que a aliança entre o PTB e a oposição foi costurada por Zé Neri.

Desde que a notícia de que o PTB se aliou a oposição veio a tona a movimentação tem sido grande na Presidência da Câmara. Além do presidente, os vereadores, Antônio Moura e Wellington Dantas (PT), e lideranças políticas com o ex-vereador e ex-presidente da Casa, Chico de Chicá, que é irmão de Toinho de Chicá, já estiveram reunidos com o mandatário medebista. Nossa reportagem tentou falar com Hugo Victor, mas ele disse que prefere aguardar para se pronunciar, pois ainda “está formando a chapa”.

No Poder Legislativo, assessores de parlamentares governistas veem a aliança entre o PTB e a oposição como um claro rompimento não só com Hugo Victor como também com a administração do prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), que apoia a reeleição do veredor do MDB. Atualmente os petebistas ocupam três pastas na Prefeitura: Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Com essa reviravolta os secretários indicados pelo PTB, Mazukiel Alves, irmão de Dalva Mocó, Marília Bezerra, esposa de Chaguinha, e Elisomar Carvalho, irmão de José Luís, deverão ser exonerados.

O presidente, Hugo Victor, registrou no início da tarde a Chapa na qual tentará chegar mais uma vez a presidência da Mesa Diretora da Câmara. Ele será candidato a presidente, Simão Carvalho (PSD), candidato a 1º vice-presidente, Evandro Paturi (PT), candidato 2º vice-presidente, Wellington Dantas (PT), candidato a 1º secretário e Rinaldinho (Progressistas), candidato a 2º secretário.

(Foto/ Portal O Povo/ Registro da Chapa encabeçada pelos petebistas e a oposição)

Aguarde mais informações

Facebook
Publicidade