Política
ELEIÇÃO DA CÂMARA
Maioria na Câmara anula decisão da Mesa Diretora de suspender eleição e elege José Luís presidente
Petebista foi eleito com nove votos
João Paulo - 28/06/2018
Foto/ Reprodução Whats App
Seis vereadores não compareceram a aleição

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de vereadores de Picos, biênio 2019/ 2020, teve mais um capítulo nesta quinta-feira (28). Depois de sofrer uma reviravolta inesperada na véspera da votação, onde a bancada do PTB, partido da base, se aliou a oposição para participar da disputa, praticamente inviabilizando sua terceira reeleição, o presidente da Câmara, Hugo Victor (MDB), e mais três membros da atual Mesa Diretora, suspenderam, na tarde desta quinta-feira (28), a eleição sob a alegação de que a aprovação da Lei que antecipou a votação em quase seis meses  foi feita de maneira irregular. Para piorar o clima, quando os parlamentares oposicionistas chegaram para reunião semanal encontraram as portas do Plenário fechadas.

"O Plenário estava fechado, foi aberto e nós fizemos a eleição", disse o vereador José Luís (PTB), eleito presidente da Mesa Diretora com nove votos. O parlamentar também comentou a presença policial no local. Segundo o petebista, os policiais o informaram que foram acionados pelo vereador, Hugo Victor, para apaziguar uma baderna que estaria acontecendo na Câmara. "Chamou os policiais para a população e para os nove vereadores que estavam dentro desta Casa apenas cumprindo o Regimento da Casa", lamentou José Luís.

O parlamentar disse que não esperava essa reação por parte do presidente da Câmara, tendo vista que foi publicado um Edital de Convocação dando ciência da eleição e prazo para constituição das Chapas. "Seguindo o Edital nós registramos a nossa Chapa direitinho, ele também registrou a dele e nós não imaginávamos que no momento que cada um fosse buscar apoios, e quando ele não encontrasse apoio para voltar a essa Casa, tomasse uma decisão dessa de baixar um ato anulando o Edital que ele mesmo e a Mesa Diretora redigiram. Mas isso só foi porque não tinha os votos suficientes para se reeleger", pontuou.

José Luís explicou ainda que mesmo com a suspenção da eleição e sem a presença de seis vereadores, a sessão onde ele foi eleito aconteceu dentro da legalidade. "Com nove vereadores nós abrimos a sessão, anulamos o Ato dele porque o Plenário é soberano com nove vereadores e tivemos a votação da eleição na qual fomos eleitos com nove votos desta Casa. É justo, é legal, estamos dentro da Lei, cumprindo o Regimento Interno, a Lei Orgânica e o Edital que essa mesma Mesa editou", completou.

Compareceram a eleição da Câmara os vereadores, Afonsinho Guimarães (Progressistas), Chaguinha (PTB), Dalva Mocó (PTB), Dedé Monteiro (PPS), José Luís (PTB), Renato (PRP), Severino Luz (PDT), Toinho de Chicá (Progressistas) e Valdívia Santos (PRP). Não estiveram presentes os parlamentares, Antônio Moura (PC do B), Evandro Paturi (PT), Hugo Victor (MDB), Rinaldinho (Progressistas), Siimão Carvalho (PSD) e Wellington Dantas (PT).  

Nossa reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do vereador, Hugo Victor, para que ele comentasse esses últimos acontecimentos e as declarações de Jose Luís. Mas conforme a Assessoria, o presidente da Câmara só irá se manifestar nesta sexta-feira (29). Uma entrevista coletiva deverá se convocada.

Mas o que se sabe é que a situação alega que o intervalo entre a primeira e a segunda votação das Emendas que anteciparam a eleição teria de ser de dez dias entre uma e outra. Sendo que as mudanças na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara foram aprovadas em definitivo em uma sessão ordinária e outra extraordinária no último dia 21 de junho. O pedido de suspensão da eleição foi feita pelo vereador, Antônio Moura (PC do B).

Chapa eleita

A chapa eleita é formada por, José Luís (PTB), presidente da Mesa Diretora, Afonsinho Guimarães (Progressistas), 1º vice-presidente, Dalva Mocó (PTB), 2ª vice-presidente, Toinho de Chicá (Progressistas), 1º secretário e Chaguinha (PTB), 2º secretário. A posse está prevista para acontecer no dia 1º de janeiro de 2019.

Matérias Relacionadas:

Suspensa sessão onde aconteceria eleição da Mesa Diretora da Câmara

Secretários ligados a Nerinho são exonerados

Padre Walmir diz que PTB não seria ingênuo em ir para oposição

PTB se alia a oposição e lança José Luís como candidato a presidente da Câmara de Vereadores

Após pedido de urgência, eleição da Mesa Diretora da Câmara já acontece quinta-feira (28)

Vereadora critica antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Picos

Facebook
Publicidade