Política
MEIO NORTE
Pesquisa aponta vitória de Wellington Dias no 1º turno
O governador aparece com 43,98%, seguido por Doutor Pessoa, que tem 8,97% e Luciano Nunes 6,24%
Da Redação - 01/08/2018
Foto/ Reprodução
Governador venceria tranquilo em todas as Regiões do Estado

O pré-candidato do PT à reeleição para o Governo do Estado, Wellington Dias, permanece líder nas pesquisas de intenções de voto estimuladas, com 43,98%, seguido pelo pré-candidato do Solidariedade a governador, o deputado estadual Doutor Pessoa, com 8,97% das intenções de voto estimuladas; e do pré-candidato ao Governo, deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), com 6,24%.   

Quando a pesquisa foi realizada, entre os dias 20 a 23 de julho, o senador Elmano Férrer, do Podemos, ainda mantinha sua candidatura ao Governo do Estado, da qual desistiu no dia 25 julho. Por isso, Elmano foi estimulado e aparece na pesquisa com 4,66% das intenções de voto. Esse resultado flagrado pela pesquisa do Instituto Amostragem garante a vitória de Wellington Dias no primeiro turno das eleições porque tem 43,98% das intenções de voto e os adversários somam 23,30% das intenções de voto estimuladas.

Para vencer no primeiro turno das eleições, o candidato precisa ter 50% mais um dos votos válidos, excluídos os votos nulos e em brancos. A pesquisa aponta que o pré-candidato do PSC ao Governo do Estado, Walter Alencar Rebelo, tem 1,06% das intenções de voto estimuladas; o précandidato do PSL ao Governo do Estado, Fábio Sérvio; e a pré-candidata da Rede a governadora, Irmã Graça, estão empatados com 0,70% das intenções de voto estimuladas. Em seguida, vem a candidata do PSOL ao Governo do

Estado, Maria Sueli Rodrigues, com 0,44% das intenções de voto estimuladas; o candidato do PSDC a governador, Romualdo Sena, com 0,35% das intenções de voto, e a pré-candidata do PSTU ao Governo, Luciane Santos, com 0,18% das intenções de voto.

A pesquisa revela que 19,09% do eleitorado piauiense ainda não sabe em quem votar para o Governo do Estado ou não quer opinar. Os eleitores que intencionam votar nulo ou branco são 13,63%.

Os dados são de resultado da pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, e realizada nos dias 20 a 23 de julho, com 1.137 eleitores, distribuídos em todas 15 microrregiões do Piauí, definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e em 47 municípios (IBGE) - Baixo Parnaíba Piauiense (Batalha, Esperantina, Barras, Piripiri); Litoral Piauiense (Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba); Teresina (Teresina, Demerval Lobão, Altos); Campo Maior (Alto Longá, Castelo do Piauí, Pedro II, Campo Maior); Médio Parnaíba Piauiense (Regeneração, São Pedro do Piauí e Água Branca); Valença do Piauí (Inhuma, Elesbão Veloso e Valença); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí, Bertolínia, Landri Sales e Colônia do Gurgueia); Floriano (Guadalupe, Itaueira e Floriano); Alto Médio Gurgueia (Monte Alegre do Piauí e Bom Jesus); São Raimundo Nonato (Caracol, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e Anísio de Abreu); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Avelino Lopes e Corrente); Picos (Santa Cruz do Piauí, Ipiranga do Piauí, Oeiras e Picos); Pio IX (Monsenhor Hipólito e Pio IX), e Alto Médio Canindé (Patos do Piauí, Massapê do Piauí, Isaías Coelho, Paulistana, Simões, Jaicós e São João do Piauí).

A margem de erro da pesquisa do Instituto Amostragem é de 2,85% para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada com o número PI-02066/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 26 de julho de 2018.

Wellington alcança 65,36% dos votos válidos

O governador Wellington Dias, conforme a pesquisa do Instituto Amostragem, tem 65,36% dos votos válidos para sua reeleição; seguido do Doutor Pessoa, com 13,33%, e Luciano Nunes, com 9,28%. Os votos válidos estimados nas pesquisas de intenção de votos excluem os votos nulos e brancos e os eleitores indecisos. Elmano Férrer, que não é mais candidato ao Governo do Estado, tem 6,93% dos votos válidos; Valter Alencar Rebelo, possui 1,57%; Fábio Sérvio e Irmã Graça estão empatados com 1,05%; Maria Sueli tem 0,65% dos votos válidos, e Romualdo tem 0,52%.

Governador lidera em todas as regiões

O governador Wellington Dias lidera nas intenções de voto estimuladas em todas as microrregiões do Piauí. A melhor aceitação do petista é na microrregião de Bertolínia com 72,22%, contra 5,56% de Dr. Pessoa. Na microrregião de Pio IX, Wellington tem 60,77% e Dr. Pessoa 4,35%. Os demais candidatos não foram citados nessas duas microrregiões. No Litoral, Wellington tem 35,19%; Dr. Pessoa e Luciano Nunes estão empatados, com 2,78%; Irmã Graça e Romualdo Sena estão empatados com 1,8%; Fábio Sérvio está empatado com Valter Alencar, ambos com 0,93%. Os outros candidatos não foram citados.

Na microrregião de Teresina, Wellington lidera a disputa com 34,97%; seguido pelo Dr. Pessoa com 20,25%; Luciano Nunes tem 7,67% das intenções de voto estimuladas; Fábio Sérvio e Valter Alencar estão empatados com 0,92%. Há também empate entre Luciane Santos e Maria Sueli, com 0,61%.

SÃO RAIMUNDO - Na microrregião, Wellington tem 69,39% das intenções de voto estimuladas; Dr. Pessoa e Luciano Nunes estão empatados com 4,08%; Irmã Graça tem 0,4%. Os demais candidatos não foram lembrados. Na microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense, o governador tem 51,64% das intenções de voto estimuladas; Dr. Pessoa tem 4,92%, empatado com Luciano Nunes; Maria Sueli e Valter Alencar têm cada 0,64%.

CAMPO MAIOR - Wellington tem 45,78% das intenções de voto estimuladas; Doutor Pessoa, 9,64%; Luciano Nunes, com 6,02%; e Valter Alencar Rebelo, com 3,61%. Na microrregião do Médio Parnaíba Piauiense, Wellington tem 51,79% das intenções de voto estimuladas; Luciano Nunes tem 10,71%, e Doutor Pessoa, 7,14%. Os demais candidatos não foram citados.

VALENÇA - Na microrregião de Valença do Piauí, o governador Wellington Dias tem 32,61% das intenções de voto estimuladas; empatados com 6,52% estão Doutor Pessoa e Luciano Nunes, e também empatados, mas com 2,17%, estão Fábio Sérvio e Irmã Graça. Os demais candidatos não foram citados Na microrregião Alto Parnaíba Piauiense, Wellington Dias pontua com 37,50%; Doutor Pessoa, com 12,50% e empatados, com 6,25%, estão Fábio Sérvio, Luciano Nunes e Valter Alencar Rebelo.

FLORIANO - Na microrregião de Floriano, o governador Wellington Dias marca com 45,83% das intenções de voto estimuladas; Luciano Nunes, com 10,42%, e Doutor Pessoa, com 2,08%. Na microrregião do Alto Médio Gurgueia, o governador Wellington Dias tem 50% das intenções de voto estimuladas; Luciano Nunes tem 6,25%, e Valter Alencar Rebelo tem 3,13%. Os demais candidatos não foram citados.

EXTREMO SUL - Na microrregião da Chapada do Extremo Sul, Wellington Dias tem 46,67% das intenções de voto estimuladas, e empatados, com 3,33%, estão Irmã Graça e Luciano Nunes. Os demais candidatos não foram citados.

PICOS - Na microrregião de Picos, o governador Wellington Dias tem 58,11% das intenções de voto estimuladas; Luciano Nunes tem 8,11%; Doutor Pessoa, 2,70% e; empatados, com 1,35%, Maria Sueli e Valter Alencar. Os demais candidatos não foram citados; Na microrregião do Alto Médio Canindé, o governador aparece com 38,68% das intenções de voto estimuladas; Luciano Nunes, com 4,72%; Doutor Pessoa, com 2,83%; empatados, com 1,89%, Fábio Sérvio e Irmã Graça, e Romualdo Sena obteve 0,94%.

Na espontânea, Wellington tem 16,9% e Luciano 1,76%

O governador Wellington Dias tem 16,9% das intenções de voto espontâneas, de acordo a pesquisa do Instituto Amostragem. Em segundo lugar vem Luciano Nunes, com 1,76% das intenções de voto espontâneas; seguido de Doutor Pessoa, com 0,70%; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 0,62%, e o ex-governador Wilson Martins, pré- candidato ao Senado pelo PSB, com 0,35% das intenções de voto espontâneas.

Os outros candidatos ao Governo do Estado lembrados espontaneamente pelos eleitores foram Romualdo Sena, por 0,18%, e Valter Alencar Rebelo, com 0,09%. Os eleitores indecisos na pesquisa espontânea representam 69,13% e os eleitores que querem votar nulo ou branco são 9,76%. O presidente do Instituto Amostragem, o estatístico João Batista Teles, afirmou que o voto espontâneo é o manifestado pelos eleitores sem estipulação dos nomes dos pré-candidatos pelos pesquisadores.

Meio Norte

Facebook
Publicidade