Saúde
CORAÇÃO
Cardiologista dá dicas para prevenir o infarto
Sedentarismo e má alimentação estão entre os principais fatores de risco
João Paulo - 02/08/2018
Foto/ Portal O Povo
Para, Dr. Joaquim Areolino, o açúcar é um dos principais inimigos da saúde cardíaca

Nesta última semana uma doença silenciosa e que é bastante letal foi tema das rodas de discussões na cidade de Picos. O assunto infarto entrou na pauta depois que o Prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), de 47 anos, um homem jovem e magro, foi internado as pressas, na noite do dia 23 de julho, no Hospital de Dr. Oscar com principio de infarto agudo, depois de ter feito uma caminhada, diagnóstico confirmado pelos médicos do Hospital HTI Sul, em Teresina, para onde foi transferido o gestor municipal.

O município mal se recuperava do susto do prefeito quando foi surpreendido pela notícia de que outra figura pública, a Conselheira Tutelar, Evangelina Rosa, a “Vanja”, de 53 anos, fraturou uma perna durante um acidente de motocicleta e veio a óbito vítima de infarto na UTI do Hospital Regional Justino Luz, na noite do último dia 26. Além desses dois casos em Picos, outro ocorrido na zona rural de Massapê do Piauí, também no dia 26, chamou a atenção pelo fato da vítima, Ediglei Lourivaldo da Silva, ter apenas 14 anos.

Diante desses casos que repercutiram em toda a Região nossa reportagem foi em busca de mais informações para saber mais detalhes sobre o infarto, os seus sintomas e as formas de prevenção dessa doença que mata anualmente 350 ml pessoas no Brasil, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), referentes ao ano de 2017. Para passar mais detalhes sobre essa enfermidade que tanto amedronta conversamos com o médico cardiologista, Dr. Joaquim Areolino.

E logo de cara ele foi taxativo ao atribuir a vida moderna o fato de as pessoas estarem infartando cada vez mais jovens. “Muitas pessoas hoje não praticam atividades físicas, a alimentação não é uma alimentação saudável e muitas vezes o próprio relaxamento das pessoas com os cuidados de fazer exames de prevenção, de dosagens, anualmente o exame de prevenção de colesterol, glicerídeos, da pressão arterial”, enumerou o cardiologista.

Para Dr. Joaquim Ariololino, outro problema moderno que eleva a pressão arterial e provoca o infarto agudo do miocárdio é o stress emocional ocasionado pelas tensões do dia a dia. “Isso é determinante porque hoje nós vivemos em um mundo de stress, de corre-corre aonde cada um vai para um lado e tudo isso leva aos infartos”.

Como forma de prevenção o médico cardiologista destaca a prática cotidiana de atividades físicas associadas a uma boa alimentação. “Uma alimentação saudável no sentido de evitar os industrializados, procurar uma alimentação mais orgânica e a prevenção maior que é se fazer um exame periódico, a cada ano indo no cardiologista fazer exame de coração, exame de sangue para ver como anda as taxas de colesterol, triglicerídeos e de glicose”, completou.

Anteriormente as pessoas eram orientadas a procurar o cardiologista apenas depois dos 40 anos, mas agora como casos de infarto, hipertensão e dislipidemias (distúrbio no colesterol) estão sendo diagnosticados cada vez mais cedo, a orientação é que os pacientes a partir dos 25 anos realizem consultas cardíacas. Em relação a pessoas em que o problema é hereditários, essas devem procurar o acompanhamento especializado ainda mais cedo.

“Se o pai, a mãe tem tendências a aumentar o colesterol mesmo tomando medicamento, mesmo durante o tratamento é um sinal que a doença vai ter a tendência a se desenvolver nos seus filhos. Então é preciso fazer a prevenção desde novo”, orienta Dr. Joaquim.

O cardiologista ressaltou que mesmo que a pessoa tenha todos esses problemas ainda assim é possível se prevenir dos infartos, se forem tomados alguns cuidados. “Controlar seu colesterol, sua atividade física, sua dieta, evitar o açúcar, que hoje é o principal fator desencadeante dos problemas de saúde”.

“E diminuir mais o stress tentando, por exemplo, não se preocupar demais com as coisas que vão acontecer. Tudo isso tendo levar uma vida tranquila você consegue evitar, se não evitar pelo menos protelar”, encerrou.     

Facebook
Publicidade