Geral
IMUNIZAÇÃO
Vacinação contra poliomielite e sarampo tem início hoje (06)
“Dia D” acontecerá no dia 18 de agosto
João Paulo - 06/08/2018
Foto/ Reprodução
Público alvo da campanha são as crianças maiores de 12 meses a menores de cico anos

Devido à crise política e econômica que assola a Venezuela, muitos venezuelanos tem imigrado para Estados do Norte do Brasil em busca de melhores condições de vida. E essa imigração sem controle tem servido de porta de entrada para doenças que haviam sido erradicadas ou que não eram registradas há várias décadas no território brasileiro. Para prevenir isso, o Ministério da Saúde realizará uma campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo ao longo desse mês de agosto.

A Coordenadora Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Valdivânia Pacheco, informou que em Picos a campanha de vacinação iniciou nesta segunda-feira (06), e prosseguirá até o dia 31 desse mês. O “Dia D” acontecerá no dia 18 de agosto e nesta data todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana estarão abertas para vacinação. Devem ser vacinas crianças de doze meses a menores de cinco anos.

“A partir do dia 06 de agosto a campanha já começa a ocorrer nas nossas salas fixas de vacina que no total são dez. Que é o Posto Frei Damião, Posto Passagem das Pedras, Posto Belo Norte, Posto Cecília Neri, Posto Belinha Nunes, Posto Morada do Sol, Posto Aerolândia, Posto Antenor Neiva, Posto Junco e Posto Ipueiras. Durante toda a campanha esses dez Postos de Saúde vão estar abertos atender a população”, pontuou a coordenadora de Imunização da SMS.

De acordo com ela, casos de poliomielite não são registrados no Brasil desde o ano de 1980. Enquanto que os casos de sarampo confirmados não eram catalogados no país desde 2016, mas voltaram agora em 2018. Em relação ao sarampo, Valdivânia Pacheco frisou que a doença não é registrada em Picos há vários anos, entretanto, a mesma lembrou que é importante que todas as crianças que fazem parte do publico alvo da campanha sejam vacinadas, pois a enfermidade já chegou a Estados vizinhos do Piauí.

“Em Picos a gente não registrou nos últimos anos nenhum caso de sarampo. Porém, a gente tem que estar se prevenindo contra essas doenças. A gente sabe que já tem em vários Estados vizinhos do Piauí, inclusive no Ceará já teve alguns casos. Então para estar se prevenindo a melhor forma de prevenção é a vacina e durante esse mês de agosto a gente vai estar se dedicando para essa campanha”, finalizou a coordenadora de Imunização.

Facebook
Publicidade