Geral
MATÉRIA NO FANTÁSTICO
Empresa que colocou Padre Walmir entre os 100 melhores prefeitos do Norte e Nordeste premia jumento com a mesma honraria
Instituto que realizou pesquisa onde a administração do prefeito de Picos teve uma aprovação de 80% também foi citado em reportagem nacional
João Paulo - 06/08/2018
Foto/ Reprodução Internet
Instituto já tinha dado outra premiação para o prefeito em 2015

Na edição do programa Fantástico, da Rede Globo, deste último domingo (05), foi veiculada uma reportagem especial do jornalista Giovani Grizott a respeito de empresas que supostamente vendem, pelo valor de R$ 1.480,00 reais, prêmios de melhores gestores para prefeitos, vereadores e secretários municipais. Além de desmascarar uma suposta indústria de venda de prêmios para políticos, a matéria repercutiu bastante devido um dos premiados ter sido, pasmem, um jumento: “Precioso”, como se chama o animal que é usado como reprodutor,  inclusive recebeu medalha e diploma referentes a premiação, que aconteceu na cidade do Recife.

Na matéria também chamou a atenção da nossa reportagem o fato da empresa responsável pela entrega da honraria ao jumento “Precioso”, a União Brasileira de Divulgação (UBD), ter sido a mesma que no início do mês de julho escolheu o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), um dos “100 melhores prefeitos do Norte e Nordeste nos primeiros 180 dias de 2018”. Na época a escolha foi bastante comemorada pela administração municipal. O próprio prefeito inclusive teve em vários veículos de comunicação falando sobre o feito.

“Fico feliz de ver que o nosso trabalho por uma Picos melhor está sendo reconhecido. Vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos picoenses, sendo com execuções de obras, buscando mais projetos para a cidade e continuando realizando os serviços essenciais para o povo”, declarou na época o Padre Walmir em matéria veiculada no site oficial da Prefeitura de Picos. Entre os critérios utilizados pela União Brasileira de Divulgação para escolher os premiados estavam a transparência, a responsabilidade fiscal, a credibilidade e o comprometimento com a sociedade.

(Foto/ Reprodução Internet/ Escolho foi celebrada no site Oficial da Prefeitura de Picos)

Essa não foi a primeira vez que Padre Walmir saiu na lista de melhores gestores da UBD. Ele já havia recebido uma premiação em dezembro de 2015. Naquela oportunidade ele recebeu o certificado de “Prefeito Nota 10”.

Em relação à premiação mais recente, “100 melhores prefeitos do Norte e Nordeste nos primeiros 180 dias de 2018”, o prefeito de Picos não pôde receber a homenagem em Recife. Isso porque o Padre Walmir sofreu um infarto, no dia 23 de julho, na semana do evento. A homenagem aconteceu quatro dias depois, no último dia 27 de julho.    

Na matéria exibida no Fantástico também foi citado o Instituto Tiradentes como sendo outra empresa que supostamente vendia prêmios para político. Para quem não se lembra, no dia 22 de junho deste ano o Instituto Tiradentes divulgou o resultado de uma pesquisa de opinião em que a administração do prefeito, Padre Walmir, foi aprovada por 80% dos entrevistados. Vale lembrar que essa pesquisa foi divulgada um dia depois do Instituto BrVox ter divulgado o resultado de uma pesquisa em que 75% dos entrevistados reprovaram a administração do prefeito de Picos.

Outro lado

Após a repercussão negativa, a Prefeitura de Picos se manifestou a respeito da premiação da União Brasileira de Divulgação (UBD). Por meio de Nota a Assessoria de Comunicação informou que a administração municipal de Picos não teve participação nessa fraude. Ainda de acordo com o comunicado, a gestão disse que se sente lesado pela empresa.

Confira Nota

A Prefeitura Municipal de Picos (PMP) se manifesta em relação à notícia veiculada pelo programa Fantástico a respeito da investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul sobre a União Brasileira de Divulgação (UBD) e a premiação dos 100 melhores prefeitos do Brasil. Esclarece que a administração municipal de Picos não teve participação nessa fraude, pelo contrário, a gestão se sente lesada pelo instituto por ter correspondido e confiado nos critérios utilizados para avaliação. Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito Padre José Walmir de Lima recebeu a notificação do instituto sobre sua escolha como gestor nota 10 e foi informado sobre a premiação dos 100 melhores prefeitos do Norte e Nordeste, contudo, este ano, o gestor não participou. Em nenhum momento houve compra do título de gestor nota 10 pelo prefeito municipal. Assim, a PMP ressalta que, agora sob suspeita, a Procuradoria Geral do Município (PGM) acionará a UBD por vias judiciais para pedir esclarecimentos e reparos quanto aos danos à imagem e credibilidade da atual gestão, que foi posta em questão, atrelada a essa denúncia. Por fim, repudia a postura do instituto denunciado, que ludibriou a população com atos extremamente inaceitáveis.

Confira a matéria do Fantástico

https://globoplay.globo.com/v/6923805/

Facebook
Publicidade