Aconteceu em Picos
UM MÊS SEM TRABALHAR
Após terem trailers transferidos para o “Point Beira Rio”, comerciantes sobrevivem de doações
“Só não estou passando necessidade porque o pessoal da igreja está me ajudando”, lamentou Helinete Bezerra
João Paulo - 13/08/2018
Foto/ Portal O Povo
Trailers danificados na transferência ainda não tiveram a reforma concluída

Sem chão. Assim estão duas comerciantes que concordaram com o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Picos, Iata Rodrigues, e aceitaram que seus trailers fossem transferidos da Praça Josino Ferreira, no Centro, para o “Pointo Beira Rio”, na Avenida Beira Rio, no bairro Boa Sorte. Além de terem o “ganha pão” danificado durante a transferência, Helinete Bezerra e Edivane Pereira lamentam o fato de estar há mais de um mês sem trabalhar e passando dificuldades financeiras.

“Estou com o aluguel atrasado, as contas todas atrasadas, desempregada e com dois filhos menores dentro de casa. Só não estou passando necessidade por que o pessoal da igreja está me ajudando. E eu já estou procurando emprego porque não tem outra saída, eu não tenho família aqui”, lamentou Helinete Bezerra, que era proprietária do “Maná Lanches”, em entrevista a rádio Cidade Modelo FM.

A comerciante lembrou que só deixou a Praça Josino Ferreira, mesmo com uma decisão liminar garantindo a permanência dos trailers no local, por conta da pressão que vinha sofrendo por parte da Prefeitura de Picos e por causa da promessa do secretário, Iata Rodrigues, de recuperar os trailers danificados durante a remoção para o “Point Beira Rio”.  “Estamos esperando o resultado porque até agora nada está sendo feito, é tudo mal planejado. Simplesmente jogam as pessoas e deixam desempregadas, não dão satisfação de nada, enquanto isso a gente aqui passando necessidade”, desabafou Helinete.

Edivane Pereira relatou essa mesma situação. A comerciante, que era proprietária do “Lanche Popular”, falou que está com as contas atrasadas. Ela cobrou a reforma urgente do trailer, que foi danificado durante a transferência para o “Point Beira Rio”, além do pagamento de uma ajuda de custo, que de acordo com ela, havia sido prometida pelo secretário do Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.

“Meu trailer ficava localizado na Praça Josino Ferreira aí foi embargado e disseram que se até o dia 02 do mês de julho se a gente não retirasse iam quatro viaturas com o mandato judicial, aí achei por bem tirar, fazer de acordo com eles, com a Lei. Só que jogaram [o trailer] lá na Beira Rio, até iniciaram uma reforma, mas não terminaram, está faltando telhado, está faltando diversas coisas. Eles nos prometeram uma ajuda de custo e até agora nada. O secretário Iata disse que falou com o prefeito, mas ficou achando que ele [o prefeito] num ia dar não, mas ele [Iata] prometeu, ele mesmo dar essa ajuda para a gente se manter durante esse mês porque a gente não tem outra renda, era só esse trailer mesmo”, pontuou Edivane Pereira, em entrevista a Cidade Modelo FM.

A comerciante contou que só não permaneceu na Praça Josino Ferreira, após a liminar concedida pela Juíza da 1ª Vara da Comarca de Picos, Maria Conceição Gonçalves Portela, devido o trailer ter sido “desmontado para a transferência. “A gente estava sofrendo pressão demais. Era pressão por cima de pressão. Aí não aguentamos mais e saímos. E eu estou esperando há trinta dias” colocou.

Outro lado

O secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Picos, Iata Rodrigues, lamentou o inconveniente pelo qual tem passado as comerciantes. Mas o gestor frisou que não tem obrigação de reformar os trailers nem conceder auxílio paras as proprietárias dos estabelecimentos. Ele disse ainda que está dando essa ajuda, na reforma dos trailers, de forma solidária.

“Particularmente eu fiz um compromisso, um favor, vamos dizer assim, e estou ajudando, mas não é obrigação da Secretaria. Estamos com dificuldade porque a empresa que está fazendo os reparos ficou sem funcionários e está contratando novas pessoas para tocar e terminar a obra. A tinta para pintar os trailers, nós elegemos a cor azul como padrão. A Prefeitura não tem a obrigação de pintar os trailers, mas nós já estamos com as tintas separadas e a mão de obra. Eu lamento realmente a inconveniência, sou solidário a elas, mas a Prefeitura em nenhum momento se colocou na posição de obrigação de fazer. Ela cedeu o espaço, organizou o espaço e cada proprietário que leve, que cuide do seu trailer. Mas de forma muito solidária a gente ouviu o clamor delas, a preocupação por estarem sem dinheiro para fazer a reforma necessária, aí nós estamos dando essa assistência de forma solidária, não de forma obrigatória”, anotou Iata.

O secretário também informou que um dos trailers já está funcionando. Ele disse que em no máximo dez dias os demais estabelecimentos estarão reformados e pintados. “A Prefeitura tem o interesse de ver aquele espaço ganhar vida, ganhar visitação”, concluiu.

Facebook
Publicidade