Municípios
ECONOMIA
Prefeitura de Geminiano cria feira livre, gera emprego, renda e movimenta a economia local
Feira é realizada uma vez por semana sempre nas sextas-feiras
Da Redação - 17/08/2018
Foto/ Cidades na Net
Prefeito, Erculano Carvalho, foi quem teve a iniciativa

A criação da feira livre, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Geminiano, na gestão do prefeito Erculano de Carvalho, tem movimentado a economia local e oportunizado a geração de renda para a população do município.

Realizada semanalmente, na sexta-feira, a feira tem atraído centenas de pessoas da cidade e do interior. Além de ser um espaço para a comercialização de produtos e mercadorias, a feira tornou-se, também, um momento de encontro e socialização dos moradores.

Além dos diversos estabelecimentos comerciais fixos, para a feira, nas proximidades do Mercado Público Municipal, são montadas dezenas de barracas, onde são ofertados produtos típicos da região, em sua maioria, alimentos oriundos da agricultura familiar. É grande a diversidade de produtos, dentre frutas e verdura, grãos, doces, roupas e tecidos, calçados, carnes, peixes, artesanato, utilidades domésticas, artigos de cama, mesa e banho, CDs e DVDs, brinquedos, animais, entre outros.

Segundo relatos dos feirantes, desde o primeiro dia de feira, ainda no mês de julho, a movimentação de pessoas é crescente, e associado a isso, tem aumentado também o volume de comercialização.

O agricultor aposentado, Antônio Raimundo da Silva, popularmente conhecido como Raimundo Sanfoneiro, que reside na comunidade Ambrósio, é um dos moradores do município que tem aproveitado a feira para comercializar seus produtos fabricados à base de couro.

Outro feirante satisfeito com o resultado da feira é José Guilherme de Moura, morador do Assentamento União, interior de Geminiano, que comercializa vários tipos de verdura, em sua maioria, de produção própria. “Daqui uns dias, tudo que a gente tiver aqui na banca vai ser produção nossa, das nossas roças”, disse, destacando como vantagem a qualidade do produto. “A principal vantagem é que o nosso produto é natural e fresco. A gente colhe na quinta-feira à tarde e vende na sexta. É diferente do produto que tem atravessador, que passa por várias feiras até chegar na mesa do cliente”, pontuou. Dentre os produtos à venda, Guilherme destacou o ‘Tempero União’, um produto caseiro que já é fabricado por ele há uns cinco anos.

(Foto/ Cidades na Net/ Vendedores cormecializarm peças do artesanato local)

Em entrevista, o feirante elogiou a iniciativa da Prefeitura Municipal em criar a feita livre. “É bom para o município, pra população de Geminiano que não precisa se deslocar para outras feiras, e para nós produtores, que temos uma oportunidade de vender nossos produtos”, disse. Guilherme já trabalhava como feirante aos domingos, no mercado do bairro Junco, em Picos, e com a criação da feira em sua cidade, teve a oportunidade de aumentar a renda da família.

Além dos feirantes do próprio município, a feira de Geminiano já tem atraído também de outras cidades. Zé Alves, que mora em Picos e já vendia frutas e verdura a domicílio, aproveitou a feira para montar sua banca e aumentar as vendas. Essa é a quarta semana que ele participa. “Eu já tinha alguns clientes. Eles foi quem pediram pra mim montar a banca. E aqui já ganhei outros clientes”, disse. O comerciante elogiou a iniciativa. “A feira traz desenvolvimento pra o município. E a gente vê que povo aprovou a ideia do prefeito… cidade pequena que ainda tá começando a feira e já tá bem movimentada.”, disse.

O prefeito Erculano Carvalho, além de incentivar e apoiar, também participa. Nesta sexta, 17, quando aconteceu a quinta edição da feira livre, acompanhado da candidata a deputada estadual, Belê Medeiros, da sua equipe de governo, vereadores e outras lideranças de seu grupo político, o gestor visitou os comerciantes e cumprimentou populares.

O gestor disse estar feliz com o sucesso da feira. “Sempre acreditei na feira, pois nossas terras são férteis e nosso povo é trabalhador. Só não imaginava que fosse crescer nessa proporção e tão rápido”, disse, relembrando o primeiro dia de feira, quando haviam poucas barracas e poucos clientes. “Hoje é gratificante a gente ver o sucesso da nossa feira, gerando emprego e renda para as pessoas. […] O nosso objetivo está sendo alcançado, que era oportunizar os agricultores familiares dos assentamentos a comercializarem a produção do campo aqui na cidade”, pontuou.

Belê Medeiros afirmou estar encantada com a feira e elogiou a iniciativa da gestão. “Geminiano está de parabéns pela feira, que me surpreendeu pela diversidade de produtos, e principalmente, por serem produzidos em sua maioria no próprio município. A importância de uma feira consolidada no município vai muito além do que podemos enxergar aqui. Gera entretenimento, oportunidade de emprego e renda e tem todo um contexto social”, disse.

(Foto/ Cidades na Net/ Roupas também foram comercializadas)

Cidades na Net

Facebook
Publicidade