Geral
LITERATURA LOCAL
Livro “Guaribas: Lembranças e histórias de um rio” é lançado em Picos
A obra é de autoria do professor e escritor, Edimar Luz
Da Redação - 18/08/2018
Foto/ Reprodução
Livro pode ser encontrado nas bancas do Ribeiro e do Quincó, na Praça Felix Pacheco

Relatos do presente e do passado do principal manancial da cidade de Picos já estão disponíveis reunidos em uma obra literária inédita. Denominado, “Guaribas: Lembranças e histórias de um rio”, o livro, lançado recentemente, traz artigos, contos e crônicas que abordam as mudanças pelas quais passaram o rio nos últimos 50 anos. A obra é de autoria do professor e escritor, Edimar Luz.

Nascido e criado no bairro Ipueiras, o autor lembra que durante toda vida sempre morou a cerca de dois quilômetros do Rio Guaribas. Além dessa proximidade, o fato de ser filho de um agricultor e pecuarista, fazia com que o Guaribas fosse um cenário constante na vida de Edimar Luz. Seja para cuidar da plantação de alho ou dar água ao gado, o local era parte integrante do cotidiano da vida do escritor picoense.

“O livro trata de muitos assuntos pertinentes ao nosso rio como as vazantes, as saudosas manhãs de domingo. Picos naquela época não tinha os numerosos clubes de lazer que tem hoje então o rio Guaribas funcionava como uma praia. As areias do rio Guaribas eram verdadeiras praias para toda a coletividade picoense e eu achei muito importante enfatizar essa questão e também a questão da poluição e a degradação ambiental que vem se verificando há muito tempo e está aí acabando com o nosso Rio Guaribas, inclusive o título do primeiro artigo é ‘O rio agoniza’, o que já diz tudo sobre a situação dramática que passa o rio”, pontuou Edimar Luz.

Ao longo de 18 dos 20 tópicos do livro o professor e escritor discorre a respeito de inúmeros aspectos do rio. Entre os quais: as vazantes, a mata ciliar, as cheias, a barra, a foz, as lembranças, os detalhes, as festas, além de outros. Edimar Luz também aborda a colonização da cidade de Picos a partir do Rio Guaribas, bem como a enchente de 1960, uma das maiores da história do município picoense.

A obra “Guaribas: Lembranças e histórias de um rio” teve uma tiragem de apenas 150 exemplares. Os livros estão a venda nas bancas do Ribeiro e do Quincó, ambas localizadas na Praça Felix Pacheco, no Centro de Picos. O exemplar custa apenas R$ 15,00 (quinze reais).

“Acho esse livro muito importante por abordar um tema bem vigente nas escolas e universidades do município. Muitos acadêmicos e estudantes de modo geral me procuram para falar sobre o Rio Guaribas. E com o livro fica mais fácil o acesso para essa coletividade estudantil, pois no livro já se encontra inserida toda a história do Rio Guaribas”, concluiu o escritor.

(Foto/ Repordução/ Exemplar custa apenas R$ 15 reais)

Facebook
Publicidade