Geral
IDEB 2017
Rede municipal de Educação de Picos não atinge a média do Ideb nas séries finais
O município também teve apenas a 12ª melhor nota nas séries iniciais entre 16 municípios da Região
João Paulo - 10/09/2018
Foto/ Ascom
Secretária de Educação reconheceu que o resultado não foi satisfatório

As escolas da rede municipal de educação da cidade de Picos deixaram a desejar no resultado do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), referente ao ano de 2017, divulgado no último dia 03 de setembro. 

O indicador que mede a qualidade do ensino fundamental apontou que nas séries finais (8ª série/ 9º ano) o município de Picos não atingiu, na Prova Brasil, a média estabelecida pelo Ideb.

A meta projetada para escolas municipais das séries finais para 2017 era de 4.1, contudo, os colégios da Secretaria Municipal de Educação (Seme), só conseguiram atingir a nota 3.6.

O resultado apontou ainda que das sete escolas que participaram do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), apenas duas atingiram as suas metas, a Escola Municipal Elias Gomes Neto (4.1) e a Escola Municipal Helvídio Nunes (3.8).

(Foto/ Reprodução Ideb/ Apenas suas das sete escolas nas séries finais atingiram as médias)

Nas séries iniciais (4ª série/ 5º ano) os colégios do município até que superaram a média de 4,2 com o resultado de 4.4, no entanto, a nota foi apenas a 12º entre 16 municípios da Região de Picos.

Tiveram média melhor do que Picos nas séries iniciais os seguintes municípios: Francisco Santos (5.6), Campo Grande do Piauí (5.3), Ipiranga do Piauí (5.3), Santana do Piauí (5.2), Vila Nova do Piauí (5.2), Bocaina (5.1), Dom Expedito Lopes (5.0), São João da Canabrava (5.0), Monsenhor Hipólito (4.6), Itainópolis (4.9) e Sussuapara (4.5).

O indicador também mostrou que das 31 escolas municipais, nas séries iniciais, apenas três – Escola Municipal Celeste Martins de Deus (5.9), Escola Municipal de Picos II (4.9) e Escola Municipal José João de Moura (5.4) – atingiram suas metas.

(Foto/ Reprodução Ideb/ De 31 colégios municipais das séries iniciais apenas 3 atingiram a média)

Outro lado

Em entrevista a rádio Grande FM, a secretária municipal de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, reconheceu que embora as escolas das séries iniciais tenham superado a média estabelecida, no geral ela considera que o resultado do Ideb 2017 não foi satisfatório para a rede municipal.

“Nós estamos com uma equipe dentro da Secretaria de Educação desde a semana passada, uma equipe do MEC, uma Consultoria, com professor educador, profissional em educação do Ministério da Educação, e nós estamos reconstruindo, vendo onde foi que errámos e estamos trabalhando a longo prazo para atingir o Ideb de 2021 [...] nós estamos trabalhando, reestruturando as escolas, mudando um pouco a nossa forma de trabalhar na secretaria de Educação de modo que nós temos que avançar, é um compromisso nosso com a sociedade de Picos, mas é um compromisso sobretudo com os nosso alunos”, pontou Rosilene Monteiro.

Para que serve

O Ideb é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2021 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

Facebook
Publicidade