Geral
CONHECIMENTO CIENTÍFICO AO ALCANCE DA POPULAÇÃO
"Dia C" da Semana Nacional de Ciência Tecnologia é realizado no Centro de Picos
Evento que reúne docentes e discentes da UFPI, UESPI, IFPI e R. Sá aconteceu na Rua Coronel Antônio Rodrigues até as 18h00min de hoje (17)
João Paulo - 17/10/2018
Foto/ Portal O Povo

A cidade de Picos amanheceu respirando conhecimento nesta quarta-feira (17). Está sendo realizado hoje no município o “Dia C” da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A estrutura com palco e stands foi montada na  Rua Coronel Antônio Rodrigues, no Centro.

Participam do evento docentes e discentes da UFPI (Universidade Federal do Piauí), da Uespi (Universidade Estadual do Piauí), do IFPI (Instituto Federal do Piauí) e da Faculdade R. Sá. O Diretor do Campus da UFPI, Professor Doutor, Francisco Gleison da Costa Monteiro, disse que o objetivo do “Dia C” da Ciência é fazer com que o conhecimento científico possa se aproximar da população. Gleison Monteiro destacou que o evento também é uma forma de expor para a comunidade o que está sendo produzido nessas instituições.

“Hoje a população vai encontrar aqui várias atividades tanto nas áreas da licenciatura como nas áreas do bacharel. O pessoal do curso de Medicina, Enfermagem e Nutrição estão averiguando pressão arterial, fazendo coleta de vários exames. Além disso, os visitantes vão encontrar aqui muitas peças anatômicas, produções literárias, apresentações culturais, pesquisas relacionadas a apicultura“, pontuou o Diretor da Universidade Federal do Piauí.

(Foto/ Portal O Povo/ Peças anatômicas expostas pelos alunos do Curso de Medicina)

Na avaliação do Professor Doutor, Gleison Monteiro, a partir do momento que o conhecimento transpõe os muros das universidades e vai para o meio da rua, colabora para que a comunidade se aproxime do saber científico. “Não adianta a gente está produzindo o saber científico dentro da universidade e a população ficar alheia. Então aqui os transeuntes e dos próprios alunos da educação básica tem a possibilidade de terem a noção do que está sendo produzido na universidade, nos institutos para que eles também sintam-se instigados a fazer parte dessa cultura que é a cultura da ciência”, colocou.

A programação do “Dia C” da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia prosseguirá até as 18h00min de hoje. O evento tem o apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí) e Prefeitura de Picos.

(Foto/ Portal O Povo/ Várias produções científicas estão sendo expostas no evento)

Facebook
Publicidade