Saúde
CAMPANHA
Secretaria Municipal de Saúde dá início as ações do Novembro Azul
Abertura do mês de prevenção ao câncer de próstata aconteceu na UBS do Povoado Torrões
João Paulo - 08/11/2018
Foto/ Portal O Povo
Palestrade conscientização abriu a programação do campanha

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos deu início na tarde desta quinta-feira (08), a Campanha Novembro Azul que tem por objetivo a prevenção do câncer de próstata. A abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Povoado Torrões. Na oportunidade foi realizada uma palestra de conscientização e em seguida aconteceu uma confraternização com a distribuição de brindes e lanches para os participantes.

O secretário municipal de Saúde, bioquímico, Júnior Santos, disse que ao longo deste mês a realização dos exames de próstata será intensificada em todas as Unidades Básicas de Saúde. "Esse trabalho já é feito sistematicamente pela Secretaria de Saúde. Mas a gente escolhe esse mês como um mês alusivo a essa prevenção do câncer de próstata para que estimule e a população entenda da importância de prevenir", destacou Júnior Santos.

Presente na abertura da Campanha Novembro Azul, o aposentado, seu José Firmino Neto, de 75 anos, disse que é muito importante para o homem se submeter ao exame da próstata. Ele frisou que já fez o procedimento várias vezes. O idoso ainda aconselhou os homens com mais de 40 anos que deixem o receio e o preconceito de lado e façam o exame.

(Foto/ Portal O Povo/ Aposentado de 75 anos aconselha os mais jovens a realizarem o exame da próstata)

"Tem homem que diz que esse exame não vale nada. Mas todo ano eu faço. E a mensagem que eu deixo é que quem não faz pode se arrepender futuramente", alertou José Firmino Neto.

Bem mais jovem do seu José Firmino, o mototaxista, José Barbosa, falou que fez o exame pela primeira vez no ano passado e irá repetir novamente agora. Ele lembrou que a realização desse procedimento é muito importante para a saúde do homem.

"Ponham a vergonha de lado e se cuidem porque é importante se cuidar antes que o mal se aproxime", aconselhou o mototaxista.

(Foto/ Portal O Povo/ Mototaxista já fez o exame no ano passado e por precaução realizará novamente)

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), também esteve presente na solenidade de abertura do Novembro Azul.

(Foto/ Portal O Povo/ Secretário de Saúde, Júnior Santos, disse que os exames estão sendo realizados em todas as UBS's)

Facebook
Publicidade